IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

ENBI coopera com empresas de transportes de Lisboa e do Porto

Cláudio Gomes
20/6/2023
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

A Empresa Nacional de Bilhética Integrada assinou, hoje, em Luanda, dois protocolos de colaboração com as empresas portuguesas Transportes Metropolitanos de Lisboa e Transportes Intermodais do Porto.

Os protocolos celebrado com Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e Transportes Intermodais do Porto (TIP) enquadram-se na prossecução da implementação e a gestão do Sistema Nacional de Bilhética Integrada para os passes sociais e regulares dos transportes públicos coletivos de passageiros e visam, entre outras, desenvolver a cooperação técnica e científica no domínio da mobilidade urbana.

De acordo com o comunicado da ENBI, a mobilidade urbana é um dos temas que o Ministério dos Transportes (MITRANS) pretende ver melhorada a curto ou médio prazo realçando que para tal importa a criação de sinergias com instituições com experiência no sector.

Com efeito, espera-se que os acordos rubricados pelas partes promovam realmente o intercâmbio e experiências nos domínios da mobilidade e dos transportes urbanos; a criação de mecanismos de cooperação em matéria de estudos, formação e partilha de informação de técnica e científica, entre outras.

Pela parte angolana, assinou o presidente da comissão executiva da ENBI, Mário Nsingi Pedro, e pelas empresas portuguesas, o presidente do conselho de administração da TML, Faustino José Couto e Guedes Gomes, e o administrador-delegado da TIP, Manuel Paulo Alves Teixeira.

Para Mário Nsingui Pedro, a qualidade e a eficiência dos transportes de passageiros em Angola, designadamente na sua capital do País, é um objectivo a cumprir com brevidade.

Segundo o PCE da ENBI, os cidadãos precisam deslocar-se com mais celeridade e com mais conforto. “E as empresas que constituem o sistema nacional de transporte devem concentrar-se cada vez mais na prossecução desta missão, até para aumentarem as suas receitas”, disse citado no comunicado.

Sobre a cooperação agora estabelecida, disse que os “frutos” da experiência das duas empresas portuguesas são conhecidos e que espera que os transportes de passageiros em Angola estejam ao nível esperado.

Faustino Gomes, por outro lado, está seguro que as empresas e os trabalhadores tornarão o protocolo “muito mais do que um conjunto de intenções”, ressaltando que espera que “dentro de pouco tempo”, seja concretizado os objectivos do protocolo e que o dia-a-dia das pessoas seja facilitado.

A Empresa Nacional de Bilhética Integrada é responsável pela implementação e a gestão do Sistema Nacional de Bilhética Integrada para os passes sociais e regulares dos transportes públicos coletivos de passageiros.