Os governos da Etiópia e do Sudão do Sul estão a colaborar em um projecto avaliado em 738 milhões de dólares, que implica a construção de uma estrada transfronteiriça, de 220 quilómetros, que liga os dois países, de acordo com informações publicadas pela África Oriental.
Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros etíope, o projecto tem como objectivo aumentar a conectividade e melhorar os laços económicos entre os dois países que compartilham algumas fronteiras.
O relatório fala-se, por exemplo, de Paloich, Maiwut e Pagak, no Sudão do Sul, que estarão conectados às regiões fronteiriças da Etiópia por meio deste projecto.
“Isto demonstra o desenvolvimento da colaboração e da parceria mutuamente benéfica entre a Etiópia e o Sudão do Sul, bem como a crescente interconectividade entre a Comunidade da África Oriental, da qual ambos os países são membros”, lê-se.
O acordo nomeia o Sudão do Sul como o mutuário e a Etiópia como o financiador, e o reembolso inclui petróleo bruto do Sudão do Sul para a Etiópia.
Os dados da África Oriental indicam que, por agora, o único detalhe que retarda o início do projecto assinado em Maio de 2023 é a aprovação do presidente sul-sudanês, Salva Kiir.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)