A Cooperativa Pecuária do Planalto de Camabatela (COOPLACA) foi escolhida pelo Executivo para gerir temporariamente as infra-estruturas integradas no Programa de Desenvolvimento Agro-Pecuário do Planalto de Camabatela, apurou a revista Economia & Mercado.
A decisão consta do Despacho Presidencial n.º 122/25, de 29 de Abril, no qual João Lourenço justifica a medida com a necessidade de se fomentar a actividade agro-pecuária no Planalto de Camabatela, delegando competência ao ministro da Agricultura e Florestas para estabelecer os termos e condições de utilização daquele património público pela COOPLACA.
Assim, passam para a gestão da referida cooperativa um leque de infra-estruturas adstritas ao projecto, como um Centro Integrado de Comercialização de Gado, Feiras e Leilões de Camabatela, Laboratório e Postos de Inspecção e Fiscalização Veterinária, Edifício do Gabinete de Desenvolvimento e Currais Comunitários.
O Laboratório Veterinário e o Centro Integrado de Comercialização de Gado, realce-se, foram, recentemente, inaugurados pelo ministro Isaac dos Anjos, num investimento que custou aos cofres do Estado cerca de 73,1 milhões de dólares.
O laboratório conta com áreas de microbiologia, gestão de stock e armazém, salas de triagem, de sorologia, bioquímica e de parasitologia, assim como área administrava, enquanto o centro integrado possui pavilhões de alojamento de animais, lavagem e desinfecção de veículos, exposição e leilão de gado.
No acto inaugural, o ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos, sublinhou, citado pela agência de notícias estatal, a importância destas infra-estruturas para o controlo geosanitário da população animal e no desenvolvimento do Planalto de Camabatela.
7 milhões USD para compra de gado bovino e programa de assistência
O Governo angolano vai avançar com nova aquisição de gado bovino, desta vez num investimento de 6,4 mil milhões de Kwanzas (cerca de 7 milhões de dólares), para o fomento pecuário no Planalto de Camabatela, como noticiou, recentemente, a E&M.
O Planalto de Camabatela constitui uma vasta planície considerada a mais elevada ao Norte do rio Kwanza, com uma extensão de 740 Km2, com 1.415.049 hectares de terra, abrangendo as províncias do Uíge, Malanje e Cuanza-Norte.
%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













