José Manuel Ventura informou que ontem, quinta-feira, 4 de Janeiro, a empresa com sede no município do Sumbe, província do Cuanza Sul, procedeu à exportação de 18 toneladas de café para o continente europeu via Porto Comercial do Lobito, localizado na província litorânea de Benguela, estando previsto, para o mesmo destino, um carregamento de 38 toneldas mês em curso.
“Efectuamos, nesta quarta-feira, a transportação de um contentor de 20 pés, isto é, de 18 toneladas de café comercial robusta Cazengo, dos cafeicultores da província do Bengo e do Cuanza Norte, e hoje mesmo, através do Porto do Lobito, o navio seguiu para Europa”, disse citado pela Angop Kwanza Sul.
Recém inaugurada, a fábrica torra anualmente 40 toneladas de café, prevendo exportar em Janeiro de 2025 mais 36 toneladas de commodities.
Com uma capacidade instalada para processar 280 toneladas de café por mês, em dois turnos, podendo, inclusive, dobrar a referida capacidade, a unidade fabril resulta de um financiamento de 60 milhões assegurado pelo Banco Mundial (BM) e o Banco de Fomento Angola(BFA) desembolsado no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC).
Segundo o promotor do projecto, o café exportado cumpre com os padrões exigidos pela Organização Internacional do Café, que no seu entender, deve-se assegura o processamento do produto no mesmo padrões para a exportação.
A produção do café no município do Amboim começou em 1893 na comunidade do Assango e até 1923 a produção atingiu uma tonelada e meia, contando com três mil famílias.
No Amboim, das 170 fazendas de café cadastradas, apenas em 30 produz-se com regularidade, o que perfaz uma área de dois mil hectares de camponeses e mais de 500 hectares de empresas agrícolas.
Em actualização…

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)