A fábrica está instalada no interior da Fazenda Quiminha, a 40 quilómetros do centro da cidade de Luanda, e resulta de um investimento acima dos 120.000 dólares, projectada para produzir 100 toneladas de ração por dia destinadas, em parte, para abastecer os produtores da região de Luanda e do Bengo, soube a Economia & Mercado em nota consultada hoje.
A cerimónia de reabertura foi, ontem, domingo, 16, testemunhada pelo Ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, ficando patente a capacidade interna de entrega de produto a granel e em sacos de 30 quilogramas.
De acordo com o documento da promotora do investimento, o abastecimento da matéria-prima (milho e a soja) necessária para a produção das razão será, maioritária e preferencialmente, oriunda da produção agrícola do próprio grupo OMATAPALO.
O investimento, como se pode ler, visa reduzir a excessiva dependência nacional na importação das rações e, por outro lado, potenciar a produção avícola, pecuária e de ovos no País.

No total, conforme a nota, a OMATAPALO recuperou uma área de projecto com dois hectares, composta por uma fábrica e os silos de armazenagem, sendo o controlo de qualidade, em NIR, da matéria-prima e do produto finalizado, realizado em laboratório externo.
“Com esta fábrica, com uma capacidade de produção de 10 toneladas por hora, a Fazenda Quiminha reforça o seu objectivo de contribuir para a produção de alimentação de origem angolana, com qualidade e a preços competitivos, enquanto reduz a dependência de importações”, informa a nota que cita uma fonte oficial da empresa.
No que ao potencial instalado diz respeito, a área agricultável da Fazenda Quiminha contempla um projecto comunitário de 10 mil hectares geridos pela Sociedade Agrícola da Mumba, com cerca de 50 hectares (ha) de campos abertos de hortícolas, oito estufas com um hectare (ha) cada e dez pivots com 63 ha cada.
De igual modo, a fazenda conta com cerca de 250 colaboradores e assegura uma produção de 6.000 toneladas por ano de milho e 5.000 toneladas por ano de cebola.
Como parte do plano estratégico de responsabilidade social da empresa, a Fazenda Quiminha tem realizado parcerias com a comunidade, nomeadamente para formação técnica, distribuição de adubos e sementes para, mais tarde, assegurar aos produtores locais o escoamento da sua produção.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)







.jpg)





.jpg)