IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

‘Factura Premiada’ da AGT vai oferecer casas, viaturas, computadores e telemóveis

Teresa Fukiady
27/1/2026
1
2
Foto:
DR

Primeiro sorteio está agendado para o próximo sábado, 31 de Janeiro, e tem como prémio principal uma viatura.

A Administração Geral Tributária (AGT) lançou oficialmente o concurso ‘Factura Premiada’, uma iniciativa que prevê a atribuição de casas mobiladas, viaturas topo de gama, computadores, drones, telemóveis, electrodomésticos, cosméticos, entre outros prémios, aos cidadãos que solicitarem factura na aquisição de bens e serviços.

O ‘Factura Premiada’ visa recompensar os contribuintes que solicitam factura no acto da compra de bens ou serviços, contribuindo para a formalização das transacções comerciais e o combate à evasão fiscal, e decorrerá em 2026 em todo o País. 

De acordo com um comunicado, a instituição explica que o concurso contará com duas modalidades: semanal e mensal. Na semanal, o sistema da AGT fará a selecção aleatória de contribuintes com Número de Identificação Fiscal (NIF) e situação fiscal regularizada. Os seleccionados serão contactados por chamada telefónica, mensagem de texto (SMS) ou correio electrónico e deverão submeter dez facturas no portal do concurso, no prazo máximo de cinco dias, para validação e posterior levantamento do prémio.

Na modalidade mensal, cada factura submetida no portal da AGT converte-se automaticamente num cupão para o sorteio. Quanto maior o número de facturas registadas, maior será o número de cupões e, consequentemente, maior a probabilidade de ganhar.

O primeiro sorteio está agendado para o próximo sábado, 31 de Janeiro, com transmissão televisiva, tendo como prémio principal uma viatura topo de gama da marca Chevrolet Camaro (conversível). No final de cada mês, será sorteado um automóvel e, trimestralmente, o vencedor receberá também uma casa mobilada.

A submissão das facturas deve ser feita exclusivamente através do portal oficial da AGT. Podem participar cidadãos com cadastro actualizado e situação fiscal regularizada. Ficam excluídos da premiação os funcionários da AGT, agentes da Polícia Fiscal Aduaneira, bem como os respectivos cônjuges ou companheiros em união de facto e filhos.

A AGT alerta, desde já, a população para possíveis burlas, sublinhando que não é cobrado qualquer valor para a participação no concurso ‘Factura Premiada’, nem é solicitada a partilha de dados bancários ou códigos pessoais.