A ministra das Finanças, Vera Daves, que falava recentemente num seminário sobre as Regras de Execução Orçamental, defendeu que os gestores precisam cumprir escrupulosamente as regras de execução orçamental para se atingir a eficiência, pelo que, exigiu maior responsabilidade dos gestores das unidades orçamentais e dos órgãos dependentes na execução dos respectivos orçamentos pelo Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), num quadro crescente de desconcentração do OGE.
As regras de execução orçamental, explicou a ministra, são aperfeiçoadas a cada ano, trazendo novidades, relativamente ao exercício anterior, com base no Decreto Presidencial que aprova o Orçamento Geral do Estado (OGE), em articulação com as demais legislações aplicáveis.
Assim, a titular da pasta das Finanças em Angola avançou que os órgãos e os técnicos do seu departamento ministerial estão disponíveis, para colaborar com gestores das unidades orçamentais, dos departamentos do Governo, para que, em equipa, se atinja a excelência da execução orçamental.
O seminário sobre as Regras de Execução Orçamental, no qual a responsável proferiu tais palavras, abordou temas como "Regras de Execução do OGE -2022”, "Execução Patrimonial no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado” e "Execução dos Contratos Públicos”.
Participaram do mesmo os representantes dos órgãos da Administração Central do Estado, das delegações provinciais das Finanças e gestores de patrimónios das administrações e de empresas públicas.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












