IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Férias: As mais belas águas cristalinas para mergulhar em arquipélagos africanos

Victória Maviluka
4/8/2024
1
2
Foto:
DR

Arquipélagos africanos como Seychelles, Maurícias, Zanzibar e Cabo Verde são destinos paradisíacos em África que estão entre os mais bonitos do mundo.

O tempo quente está às portas em Angola e há países africanos que já estão debaixo do clima de verão, conhecido entre nós como época de cacimbo ou de seca. 

Nesse período do ano, o turismo no continente conhece outra dinâmica, particularmente nos países oceânicos, conhecidos pelas praias de areia fina, águas límpidas, fauna e flora que desafiam séculos, património cultural... 

Num extenso dossiê recentemente divulgado, o portal marroquino Le360 colocou os arquipélagos africanos como Seychelles, Maurícias, Zanzibar e Cabo Verde entre os destinos paradisíacos que estão entre os mais bonitos do mundo.

O turismo em África não é apenas safari ou cultura, mas é, também, e sobretudo, as suas ilhas paradisíacas que são destinos perfeitos para relaxar em ambientes propícios ao relaxamento. 

Praias de águas cristalinas, palmeiras, mergulho, recifes de coral, complexos turísticos, património cultural... tudo realçado por uma temperatura sempre agradável são trunfos para passar umas férias inesquecíveis numa das ilhas de África, escreve o portal.

A lista destes magníficos locais, onde se pode deixar levar pelo ritmo das ondas, pelo sopro dos ventos, pelo canto dos pássaros, pelos pores do sol excepcionais, está longe de ser exaustiva.

Estas ilhas, lê-se no dossiê, também são acessíveis devido a políticas turísticas marcadas pela isenção de vistos e/ou pela possibilidade de beneficiar de visto à chegada. 

Da mesma forma, os custos de estadia nestes locais rodeados pelo oceano estão ao alcance de todos os orçamentos com ofertas de alojamento que combinam luxo absoluto e economia.

Seychelles: o cartão postal perfeito sem visto

O arquipélago de 115 ilhas, localizado no Oceano Índico, a Nordeste de Madagáscar (1.000 km da costa malgaxe), tendo Victoria como capital, é um destino turístico de sonho. É, aliás, este país que o Presidente angolano, João Lourenço, escolheu para passar as suas últimas férias de fim de ano. 

Com as suas praias, as suas águas transparentes, o sol mais de 300 dias por ano, a temperatura ideal das suas águas, a sua fauna marinha e a sua rica flora, as Seychelles são um destino preferido pelos turistas.

Realce-se que metade do território do arquipélago é composto por reservas naturais protegidas, onde se pode observar espécies animais incríveis como tartarugas, peixes multicoloridos, pássaros tropicais, incluindo o papagaio preto das Seychelles.

As Seychelles são um dos raros Estados do mundo onde se pode viajar sem visto, emitido no local. Uma situação que explica a razão de o arquipélago estar entre os três destinos africanos que recebem anualmente mais turistas do que a sua população. 

Em 2023, o arquipélago acolheu três vezes mais turistas (350.879 turistas) do que a sua população estimada em 107.000 habitantes.

Ilhas Maurícias: a pérola do Oceano Índico

As Maurícias, muitas vezes descritas como um paraíso tropical na Terra, oferecem aos turistas tanto aventura como paisagens deslumbrantes. É o lugar perfeito para tomar sol em praias de areia fina únicas repletas de coqueiros, fazer caminhadas, mergulhar, contemplar cachoeiras...

Além da capital Port-Louis, relata o Le360, a aldeia de Mont Choisy é a mais atractiva, Trou-aux-Biches a mais calma e Flic-en-Flac a mais dinâmica. Constituem destinos privilegiados. 

A ilha oferece a possibilidade de observar uma grande variedade de espécies animais e vegetais. O Parque Nacional Black River Gorges e a sua floresta equatorial, numa região montanhosa permitem apreciar a riqueza da vida selvagem da ilha (periquitos, raposas voadoras, etc.).

A capital Port Louis oferece, além de praias, oportunidades de compras, mas, também, turismo de golfe com luxuosos parques de golfe.

Para hospedagem não faltam resorts de luxo, sendo, igualmente, possível escolher opções económicas. As Maurícias acolheram mais de 1.295 milhões de turistas em 2023 para uma população de 1.280 habitantes.

As águas convidativas de Cabo Verde

Cabo Verde: a ilha das caminhadas aquáticas

Situado a pouco menos de 600 km da costa senegalesa, no Oceano Atlântico, Cabo Verde beneficia de temperaturas agradáveis ​​e possui magníficas praias de areia fina, descreve o portal marroquino no seu extenso artigo.

Cabo Verde é, também, conhecido pela sua cultura crioula e pela sua música morna. Para os amantes da natação, quilómetros de praias do Sal, Boa Vista, São Vicente… oferecem a oportunidade de nadar em águas quentes. Quanto à ilha do Fogo, caracteriza-se pelas suas praias de areia preta com propriedades medicinais.

O arquipélago é, igualmente, conhecido pela variedade da sua flora e fauna subaquática. Assim, o snorkeling (caminhada aquática), que consiste em nadar na superfície da água para contemplar a beleza do fundo marinho que abriga fauna e flora, é a actividade mais praticada.

Além das praias para nadar em águas azul-turquesa e praticar snorkeling, os visitantes podem praticar caminhadas, surf e windsurf, pesca desportiva, descobrir animais marinhos e provar a gastronomia local dominada por produtos frescos do mar: peixe, lagosta… 

Em 2023, o arquipélago de 10 ilhas acolheu 900 mil turistas para uma população estimada em 580 mil habitantes.

Zanzibar: na confluência das culturas africana, árabe e indiana

Localizado a apenas 36 quilómetros da costa da Tanzânia, o arquipélago de Zanzibar é um paraíso na terra que se tornou num destino preferido de muitos turistas com as suas praias de areia branca.

Estas praias são ladeadas por coqueiros e águas cristalinas que oferecem excursões excepcionais de observação de golfinhos em Kizimkazi, para visitar uma quinta de especiarias para descobrir o segredo da famosa pimenta de Zanzibar e outras especiarias (cravo, canela…) que fazem com que o arquipélago também seja apelidado de “ilha das especiarias”.

Stone Town, a histórica cidade de pedra, a maior da ilha, é de passagem obrigatória, recomenda o Le360. É um centro turístico e um dos pontos turísticos imperdíveis de Zanzibar. Além disso, a cidade velha é património mundial.

A praia de Nungwi é a mais turística do arquipélago, lugar perfeito em Zanzibar para praticar mergulho com snorkel. Para quem quer calma, a praia de Bwenjuu, longe de toda a agitação turística, oferece tranquilidade e harmonia. Além das paisagens deslumbrantes, Zanzibar também se destaca pela rica cultura suaíli, uma mistura única de influências africanas, árabes e indianas.

Este arquipélago permite desfrutar das magníficas praias antes de embarcar num safari e contemplar a extraordinária fauna do país, nomeadamente os mamíferos emblemáticos da savana tanzaniana, os ‘Big Five’: ​leão, elefante, rinoceronte, búfalo e leopardo.