O festival Caixa Fado realiza sua oitava edição em Luanda entre os dias 13 a 15 de Junho com o tema “Unidos pela História, Juntos pelaLiberdade”, celebrando os 50 anos da independência angolana através de uma programação que une vozes de Angola e Portugal.
O evento ganha significado especial ao alinhar-se com as comemorações dos 50 anos da independência angolana, reforçando os laços culturais e económicos entre Angola e Portugal através da música.
A programação do festival apresenta um elenco de 12 artistas consagrados de ambos os países. Do lado angolano, destacam-se Matias Damásio, Heroide e Ana Bela AYA. Portugal estará representado por nomes como Camané, Filipa Cardoso, Marco Rodrigues e Ana Sofia Varela.
Desde a sua criação em 2017, o evento tem vindo a afirmar-se como uma plataforma estratégica para o intercâmbio cultural e económico entre os dois países lusófonos.
João Plácido Pires, PCA da Caixa Angola, realça a importância do evento. "Esta edição promete ficar na memória colectiva, criando momentos de autêntica partilha cultural. O tema escolhido estabelece uma ponte entre a arte e a celebração da liberdade, da história e da identidade cultural comum", frisou João Pires
Para além do seu valor artístico, o festival tem vindo a demonstrar o potencial económico das parcerias culturais. Marco Rodrigues, director artístico do evento, sublinha que esta fusão sonora proporcionará uma experiência inesquecível aos participantes".
A iniciativa tem servido como veículo para a internacionalização de artistas angolanos, atracção de investimento para o sector criativo local e reforço do turismo cultural em Luanda.