IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

FGC disponibiliza Linha de Apoio a Projectos Sustentáveis

Redacção
4/12/2023
1
2
Foto:
DR

A garantia é automática (até 80%) para projectos cujos financiamentos não ascendam os 200 milhões AOA, com uma maturidade até 10 anos, carência até 12 meses e juros não superior a 10%

O Fundo de Garantia de Crédito, FGC, disponibiliza a Linha de Apoio aos Projectos Sustentáveis, LAPS, para investidores do sector da agricultura, pecuária, pesca, serviços de apoio ao sector produtivo e turismo.

A Revista Economia & Mercado apurou que a linha é a reformulação da Linha de Apoio à Economia para as PME´s, mas com forte pendor para a sustentabilidade económica. São elegíveis os sectores e produtos ao abrigo do Aviso 10 e outros de apoio ao sector produtivo.

O FGC define como principais beneficiários as MPME´s, cooperativas, empreendedores em nome individual e Famílias Camponesas.

A garantia é automática (até 80%) para projectos cujos financiamentos não ascendam os 200 milhões AOA, com uma maturidade até 10 anos, carência até 12 meses e juros não superior a 10%

Para a aprovação automática, fica sobre a responsabilidade da análise do processo ao Banco, isto é, tão logo o Banco aprove a Garantia Pública, será igualmente aprovada pelo FGC.

Recentemente o presidente do FGC, Luzayadio Simba, afirmou, que a instituição almeja alavancar as PME´s  com vista ao alcance de objectivos sustentáveis como a  mitigação da pobreza e a criação de emprego.

Luzayadio Simba destacou, durante o Fórum de Garantia e Crédito, no Zaire, que o Governo capitalizou o FGC com 50 mil milhões AOA, o que permite o impulso as empresas e o consequente crescimento económico e o desenvolvimento do país.

Integração e acessibilidade ao financiamento

O gestor defendeu a eficiência dos processos e a melhoria das condições de acesso ao financiamento das empresas, para que o procedimento tenha um carácter integrador.

Neste sentido, abre nesta quarta-feira, 6 de Dezembro, a primeira agência Regional no Lobito, província de Benguela, para permitir maior representatividade física da instituição.

De acordo com a instituição, a agência atende os investidores do Huambo e Bié, que beneficiarão das linhas de garantias em vigor, nomeadamente a Garantia de Apoio à Produção, GAP, Projecto de Desenvolvimento de Agricultura Comercial, PDAC, e a mais recente Linha de Apoio a Projetos Sustentáveis, LAPS.

“Dentro das nossas atuais três linhas de garantias o FCC prevê disponibilizar soluções financeiras para apoio à agricultura pecuária e pesca indústria transformadora” conclui a comunicação institucional.