IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

FMI aplica novo corte e revê em baixa crescimento do PIB para Angola

Adnardo Barros
14/10/2025
1
2
Foto:
DR

As novas projecções constam do relatório Perspectiva Económica Mundial (WEO, na sigla em inglês), publicado nesta terça-feira, dia 14.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) voltou a cortar a projecção de crescimento da economia angolana para 2,1% para este ano e o próximo ano, o que representa uma redução de 0,3 pontos percentuais face aos 2,4% previstos em Abril.

As novas projecções constam do relatório Perspectiva Económica Mundial (WEO, na sigla em inglês), publicado nesta terça-feira, dia 14.

“A desaceleração está ligada ao desempenho do sector petrolífero, o motor da economia angolana. A previsão de um crescimento mais modesto para 2025 reflecte, em grande parte, a expectativa de uma estagnação ou mesmo contracção na produção de petróleo, combinada com a perspectiva de preços internacionais do crude menos favoráveis do que os observados no ano anterior”, justifica o FMI no documento.

O relatório do FMI projecta ainda um alívio gradual da pressão inflacionária, embora os níveis permaneçam elevados. Após uma inflação de 28,2% em 2024, estima-se que o indicador desça para 21,6%, em 2025, acima dos 17,5% projectada pelo Banco Nacional de Angola.


No front externo, as projecções apontam para uma contracção significativa do saldo da conta corrente. O superávit que foi de 5,4% do PIB em 2024, deverá cair drasticamente para 0,9% em 2025 e para 0,5% em 2026.