IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Fórum Económico Mundial: participantes defendem reforço da cooperação global

Redacção
19/1/2024
1
2
Foto:
DR

No geral, os participantes entendem que a promoção do crescimento exigirá diálogo e colaboração, a nível global, em áreas que vão desde a governação económica ao sistema comercial multilateral.

Os participantes da última edição do Fórum Económico Mundial, que teve lugar de 15 a 19 de Janeiro, em Davos (Suíça), defenderam o reforço da cooperação global, num contexto de incerteza económica e insegurança militar, com conflitos em várias regiões do mundo.

De acordo com  Professor Klaus Schwab, fundador e presidente Executivo do Fórum Económico Mundial, a edição deste ano, que termina hoje, serviu para "analisar o estado do mundo de uma forma sistémica e estratégica e, esperançosamente, encontrar um terreno comum para gerar um impacto positivo", disse no discurso de boas-vindas, na segunda-feira, 15 de Janeiro.

Por sua vez, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, disse que este é “um momento para impulsionar a colaboração global mais do que nunca”, tendo acrescentado que a Europa está numa posição única para promover esta solidariedade e cooperação global.

No geral, os participantes entendem que a promoção do crescimento exigirá diálogo  e colaboração, a nível global, em áreas que vão desde a governação económica ao sistema comercial multilateral.

Angola esteve representada na 54.ª edição do Fórum Económico Mundial pela ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, que concedeu, nesta quarta-feira, uma entrevista à agência internacional de notícias Bloomberg. Segundo a ministra angolana das Finanças, o governo está "totalmente comprometido em combater a inflação", além de estar a desenvolver projectos que visam a diversificação da economia.

Recorde-se que, segundo dados oficiais, a inflação homóloga de 2023 (a 12 meses) situou-se em 20,1%. Leia também: Custo de vida agrava 24% em 2024 (economiaemercado.co.ao)