O Fundo Soberano de Angola (FSDEA) e a Gemcorp Capital anunciaram, esta terça-feira (09-12), a criação de um fundo pan-africano de 500 milhões de dólares norte-americanos, destinado a investimentos em infra-estruturas no continente.
Segundo o comunicado, o investimento inicial será de 50 milhões de dólares pelo FSDEA, podendo aumentar até 200 milhões de dólares. O Grupo Gemcorp contribuirá com até 50 milhões de dólares, sujeito a aprovação interna, esperando-se que o montante remanescente seja mobilizado junto de investidores globais.
Sujeito à aprovação regulatória, o fundo será um dos primeiros dedicados exclusivamente a infra-estruturas africanas a ser gerido a partir do Abu Dhabi Global Market (ADGM), nos Emirados Árabes Unidos. O veículo destina-se a financiar projectos em sectores como transportes, energia, segurança hídrica e alimentar, cadeias de abastecimento, serviços financeiros e comunicações.
A iniciativa pretende responder ao défice de financiamento em infra-estruturas em África, continente que necessita de mais de 100 mil milhões de dólares anuais em investimentos na próxima década.
Com mais de uma década de experiência em mercados emergentes, a Gemcorp já financiou e executou cerca de 9 mil milhões de dólares em projectos, principalmente em infra-estruturas e activos reais.
%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













