‘África num mundo em mudança’ é o tema da 12.ª edição da cimeira anual de referência do Financial Times, a FT Africa Summit, marcada para os dias 21 e 22 de Outubro do corrente ano na cidade de Londres, em que se discutirá o papel global do continente num cenário marcado pela incerteza geopolítica.
O encontro, avança uma nota a que a E&M teve acesso, reunirá chefes de Estado africanos, decisores políticos, presidentes executivos, investidores e empreendedores da nova geração, que irão reflectir, igualmente, o actual quadro global de reestruturação económica e de transições tecnológicas.
Vera Daves de Sousa, ministra das Finanças de Angola, consta do painel de oradores, à semelhança, entre outros, de Mahmoud Ali Youssouf, Presidente da Comissão da União Africana; Ronald Lamola, ministro das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul e David Moinina Sengeh, ministro Principal e Chefe de Inovação do Governo da Serra Leoa.

As mudanças profundas na política externa da Administração Trump, bem como a contestação à ordem comercial global estabelecida, colocam “desafios e incertezas para África, num contexto em que novas potências exercem influência”, observa o comunicado, que apresenta como exemplo dos riscos que alguns países africanos enfrentam com o impacto potencial dessas tarifas a economia do Lesoto.
“No entanto, o continente também poderá encontrar oportunidades à medida que as potências competem por parcerias estratégicas em áreas como minerais críticos, energias renováveis e cadeias de abastecimento regionais”, lê-se no documento.
Desde reformas políticas na Nigéria, Angola e África do Sul, aos avanços na tecnologia financeira, Inteligência Artificial e infra-estruturas digitais, a edição de 2025 da FT Africa Summit irá explorar como os países africanos estão a adoptar a inovação e a transformar as suas economias.
Com as sessões a serem conduzidas por editores seniores do Financial Times, a cimeira, acrescenta a nota, destacará, também, a esperada transição para energias renováveis, a expansão industrial e a crescente influência do empreendedorismo jovem na promoção do crescimento sustentável.
A FT Africa Summit, realizada em Londres, consolidou-se como uma plataforma essencial para fomentar o diálogo e criar ligações entre África e o mundo, oferecendo acesso directo a investidores internacionais, instituições de desenvolvimento e a uma vasta rede de intervenientes africanos e globais, assina o documento.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)