“A fundação Lisima é resultado do trabalho da National Geographic em Angola. Como exigência dos parâmetros internacionais, devemos ter identidade nacional. Por isso, criamos a fundação cuja denominação visa homenagear a cultura angolana, em particular a luchazes”, afirmou Kerllen Costa, responsável máximo da Lisima.
Um dos principais objectivos da fundação Lisima, de acordo ainda com Kerllen Costa, passa por preservar a Torre de Água das Terras Altas de Angola, no centro da província do Bié.
O interesse da fundação em preservar a aquele ponto hidrográfico, explicou o também director da National Geographic em Angola, reside no facto de ser o garante de recursos hídricos de alguns países da África Austral, sobretudo do Delta do Okavango, na República do Botswana.
Para Kerllen Costa, a fundação recém-criada é um veículo para permitir a alavancagem do trabalho desenvolvido pela National Geographic Angola; o recrutamento e elevação de quadro nacionais no projecto.
“A fundação Lisima permitirá igualmente que as nossas actividades sejam de benefício para Angola e não sejam vistas como de uma entidade estrangeira. É uma plataforma que nos permitirá engajar como angolanos para herança angolana”, disse em declarações à E&M.
O "Projecto da Vida Selvagem do Okavango da National Geographic" trabalha, desde 20215, com as comunidades locais e os Governos de Angola, Namíbia e Botswana a fim de garantir a protecção permanente e sustentável para biodiversidade da bacia hidrográfica do Okavango.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)