IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Fundo Africano de Garantia 'reforça' FGC

Fernando Baxi
27/3/2023
1
2
Foto:
Arquivo

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) vai beneficiar de um financiamento de 100 milhões USD do Fundo Africano de Garantia (FAG), no âmbito do memorando de entendimento rubricado entre as partes.

A informação é do presidente do Conselho de Administração do FGC, Luzayadio Simba, que falou à imprensa no final do encontro entre as duas instituições financeiras, em Luanda, 'testemunhado' pelos secretários de Estado do Planeamento, Milton dos Santos Reis, e para o Orçamento e Investimento Público, Juciene Cristiano de Sousa.

O montante será disponibilizado em dez anos, à razão de 10 milhões USD por ano, e está reservado para cobertura de investimentos de pequenas e médias empresas (PMEs), sociedades empresariais responsáveis pela criação de 80% de empregos na economia nacional, segundo Jules Ngankam, presidente Executivo do FAG que participou do evento.  

A participação das PMEs no PIB (30%) angolano, justificou o CEO da instituição financeira não-bancária, sedeada no Quénia, também é uma das razões para o financiamento das mesmas. “Queremos facilitar o financiamento das PEMs, a fim de reduzir o risco dos bancos financiadores. Vamos estabelecer uma parceria a longo prazo com o FGC”.

O apoio do FAG, disse Jules Ngankam, visa ainda contribuir para a saída de algumas PEMs da informalidade, dada à importância destas na economia, embora o sucesso dependa da qualidade de infra-estruturas, do financiamento, do ambiente de negócios e judicial.  

Apesar do “custo para iniciar um negócio em Angola ser dos mais baixo do mundo”, uma única instituição financeira jamais teria capacidade de garantir as necessidades de todos os 'aspirantes'. “Estas parcerias vão aumentar o acesso ao financiamento”.

A coordenadora do programa Affirmative Finance Action for Women in Africa (AFAWA), Esther Dassanou, também presente no evento, defendeu maior participação de mulheres em PMEs no País, pois está disponível pelo menos 3 mil milhões USD até 2026 para financiar projectos a favor do género em 56 países africanos.

Para se alcançar os objectivos constantes do memorando de entendimento assinado no dia 27 de Março de 2023, afirmou Luzayadio Simba, o FGC prevê disponibilizar pelo menos 300 mil milhões de Kwanzas no curto e médio prazo.    

“Desde a criação do Fundo de Garantia de Crédito, foram concedidas 770 garantias, o que representa um investimento global na ordem dos 314 mil milhões de Kz”, disse o PCA do FGC para mais adiante afirmar que em 10 anos aquela instituição, em parceria com os bancos comerciais, promoveu a criação de 20 mil postos de trabalho, principalmente dos sectores da agricultura, pesca, pecuária e indústria alimentar.

Luzayadio Simba considerou positivo os resultados do FGC, apesar dos riscos da actividade, daí justificar-se a capitalização que se pretende, pois vai estimular o surgimento de 500 novos projectos durante o quinquénio 2023 - 2027. Também 'testemunhou' a assinatura do memorando de entendimento o vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Pedro Castro Silva.