IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Funeral do Papa Francisco: PR angolano entre os mais de 50 Chefes de Estado e de Governo presentes

Victória Maviluka
25/4/2025
1
2
Foto:
DR

João Lourenço descreveu o Papa Francisco como um homem que, durante a sua liderança, se demonstrou comprometido com a paz, com a justiça social e com os mais desfavorecidos.

O funeral do líder da Igreja Católica no mundo, Papa Francisco, acontece neste sábado, 25, em Roma. Mais de 50 Chefes de Estado e de Governo são esperados na cerimónia, incluindo o Presidente de Angola, João Lourenço.

Na companhia da Primeira Dama, o Chefe de Estado partiu, na manhã desta sexta-feira, 25, para Roma, após ter estado, ontem, na sede da missão diplomática do Vaticano em Luanda (Nunciatura) para apresentar condolências ao núncio apostólico de Angola e São Tomé, Monsenhor Dubiel. 

Na ocasião, o Presidente da República deixou no livro de condolências o registo de palavras de reconhecimento ao papel desempenhado pelo Papa Francisco, falecido na segunda-feira, 21, aos 88 anos, vítima de derrame cerebral, coma e paragem cardiorrespiratória irreversível.

Em mensagem de condolências divulgada esta semana, João Lourenço considerou a morte do Papa Francisco “um duro golpe para o mundo” e uma “imensa perda” para os cristãos católicos que viam no Bispo de Roma “uma das grandes esperanças” na construção de um mundo “mais justo e equilibrado”.

O Chefe de Estado angolano descreveu o líder da Igreja Católica como um homem que, durante a sua liderança, se demonstrou comprometido com a paz, com a justiça social e com os mais desfavorecidos.

“Durante o Seu Pontificado, soube ser um intérprete sagaz das inquietações do mundo moderno e, em face disso, pudemos ter tido o privilégio de O ver avançar em tomadas de posição corajosas que modificaram abordagens desajustadas do nosso tempo e atenderam mais cabalmente questões sobre a diversidade no seio da Igreja Católica”, escreveu João Lourenço.

Em 2019, o Presidente angolano foi recebido pelo Papa Francisco no Vaticano.