Inicia hoje, (09.06) no Brasil, o julgamento do antigo presidente brasileiro Jair Bolsonaro por (suposta) tentativa de golpe de Estado, após as eleições presidenciais de 2022, que legitimaram o regresso de Luís Inácio Lula da Silva à presidência, anunciou a imprensa local.
As autoridades judiciais brasileiras apontam Jair Bolsonaro como principal agente do esquema, que visava impedir a tomada de posse do presidente eleito. Com o antigo chefe de Estado brasileiro, também serão julgados mais sete arguidos pertencentes ao alto comando do exército brasileiro.
O ex-assessor de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, é o primeiro a ser ouvido, pois tem um acordo com o Ministério Público brasileiro. As declarações dele são consideradas o fio condutor da investigação iniciada em 2023.
Durante o inquérito, descreve Raphaël Bernard, correspondente da RFI no Brasil, foi divulgado um (suposto) plano para assassinar o presidente eleito (Luís Inácio Lula da Silva) e o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, responsável por vários processos contra Jair Bolsonaro.
O tribunal pretende concluir o processo antes do final do ano, a fim de evitar interferências no calendário eleitoral de 2026. Jair Bolsonaro enfrenta uma pena que pode atingir até 43 anos de cadeia.
A República Federativa do Brasil já registou vários casos de tentativas de golpes de estado. Mas, é a primeira vez que um ex-chefe de Estado será julgado por esse motivo.