Nana Akufo-Addo, Presidente do Gana, afirmou, no domingo, 16, na Suíça, que África foi a maior vítima da guerra Rússia-Ucrânia, face às consequências do conflito no comércio internacional de alimentos, com um aumento significativo de preços e da inflação.
"As consequências da invasão vão além dos confins da Europa e, em muitos sentidos, África foi a principal vítima, pela disrupção do comércio mundial, das cadeias de abastecimento e o bloqueio do mar Negro", declarou o chefe de Estado ganês, numa conferência de imprensa no encerramento da Cimeira para a Paz na Ucrânia, organizada pelo Governo suíço.
Akufo-Addo sublinhou, citado pela Lusa, que todos os países devem estar interessados em participar em iniciativas para que a Ucrânia volte a viver numa paz duradoura.
Considerou, no entanto, que não se pode alcançar uma solução definitiva para o conflito se não se encontrar uma forma de envolver a Rússia e a China nas deliberações.
A conferência para a paz na Ucrânia, organizada pela Suíça na sequência de um pedido do Presidente ucraniano, juntou representantes de quase uma centena de países e organizações - metade dos quais da Europa -, mas foram várias as ausências (foram dirigidos convites a 160 delegações de todo o mundo).

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)