O Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) iniciou esta segunda-feira, 7 de Julho de 2025, o processo de privatização de oito unidades das redes hoteleiras IU e BINA através de concurso limitado por prévia qualificação, com candidaturas a decorrer até 28 de Julho corrente.
Em comunicado oficial publicado no site do IGAPE, aos quaisa E&M teve acesso a entidade pública revelou que a operação será conduzida via leilão electrónico e abrange estabelecimentos localizados em várias províncias do País, nomeadamente o Hotel BINA Soyo e sete unidades da rede IU: Hotel IU Caxito (Torre A), Hotel IU Saurimo (Torre A), três torres do Hotel IU Soyo (Torres A, B e C), Hotel IU Tômbwa (Torre A) e Hotel IU Uíge (Torre A).
A modalidade escolhida para esta privatização é a cessão do direito de exploração e gestão, conforme documentos oficiais consultados pela E&M. Este modelo permite que investidores privados operem osestabelecimentos por período determinado, mantendo o Estado como proprietáriodos imóveis.
Os interessados deverão comprovar capacidade técnica efinanceira para gestão hoteleira, sendo que apenas os candidatospré-qualificados pelo IGAPE poderão avançar para a fase de leilão.
O processo enquadra-se no Programa de Privatizações(PROPRIV), instituído pelo Decreto Presidencial n.º 250/19, de 5 de Agosto, eprorrogado pelo Decreto n.º 78/23, de 28 de Março.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)