IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

IGAPE ‘sondou o terreno’ para privatização de redes hoteleiras. Mais de 20 empresários reagiram

Victória Maviluka
10/2/2024
1
2
Foto:
DR

Unidades hoteleiras estão nas províncias de Luanda, Cabinda, Cuanza-Sul, Cuanza-Norte, Benguela, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Huíla, Huambo, Malanje, Uíge, Cunene, Namibe, Moxico e Bié.

O Instituto de Gestão de Activos e Programa de Participações do Estado (IGAPE) chamou, esta semana, em Luanda, a classe empresarial que opera no País para discutir os procedimentos em relação ao plano de privatização de unidades hoteleiras detidas pelo Estado. No encontro, mais de 20 empresários que operam no segmento de hotelaria e restauração mostraram-se interessados na alineação pelo Estado de 39 unidades hoteleiras das redes UI, IKA e BINA.

Na reunião, os empresários nacionais e estrangeiros foram informados que as instalações hoteleiras visadas no plano de privatização estão em 15 das 18 províncias do País, encontrando-se algumas a funcionar e outras paralisadas (mas equipadas), noticia o Jornal de Angola.

Dos 39 activos a serem colocados no mercado, 28 pertencem à rede IU, 10 estão na rede IKA e uma na BINA.

Sem data definida, sabe-se que o concurso público para a privatização destas redes hoteleiras será no formato de leilão electrónico e durará seis meses. Conhecidos os vencedores, o Estado terá cerca de um ano para proceder à transferência de propriedade da sua esfera para o domínio privado.