IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

INAPEN e UE: Projecto Envolver forma mais de 3.700 profissionais e ‘abre porta’ para o TWINNING ENVOLVER+

Sebastião Garricha
28/10/2025
1
2
Foto:
Cedida pela fonte

Os resultados da fase anterior incluem, entre outros, a criação do Centro do Saber, a definição dos regulamentos da Rede Nacional de Incubadoras, de Mentores e de Business Angels.

Após quatro anos de execução e mais de 3.700 profissionais capacitados em todo o País, o Projecto Envolver, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), em parceria com a União Europeia (UE), encerrou nesta segunda-feira, 27, o seu ciclo com resultados expressivos e abriu caminho ao lançamento do TWINNING ENVOLVER+.

Trata-se de uma nova fase de cooperação voltada à modernização do ambiente de negócios e ao fortalecimento das micro, pequenas e médias empresas nacionais, lançada no auditório do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Luanda. 

O acto contou com a presença de representantes do Ministério da Indústria e Comércio, da União Europeia, das embaixadas de Portugal, Espanha e Alemanha, bem como de empreendedores e parceiros institucionais.

Na ocasião, o presidente do Conselho de Administração do INAPEM, Bráulio Augusto, destacou que o TWINNING ENVOLVER+ reforça a parceria entre o Governo e a UE, consolidando um modelo de apoio mais integrado às micro, pequenas e médias empresas. 

De acordo com o responsável, a nova etapa vai dinamizar a Rede Nacional de Incubadoras e melhorar a coordenação das políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, criando um ambiente de negócios mais moderno e eficiente.

Por sua vez, o vice-presidente do IAPMEI, Nuno Gonçalves, sublinhou que o TWINNING ENVOLVER+ vai aproveitar o know-how de Portugal, Espanha e Alemanha para reforçar as competências técnicas e humanas dos empreendedores angolanos. 

Através do desenvolvimento de soluções inovadoras de financiamento e da partilha de boas práticas europeias, o projecto pretende tornar os negócios nacionais mais estruturados, competitivos e sustentáveis, contribuindo assim para a diversificação económica do País.

Os resultados da fase anterior incluem a criação do Centro do Saber, a definição dos regulamentos da Rede Nacional de Incubadoras, de Mentores e de Business Angels, bem como o lançamento de um projecto-piloto de vouchers de consultoria para MPME, que envolveu 13 incubadoras em quatro províncias e apoiou cerca de 30 projectos empresariais.