A inflação na Tanzânia caiu ligeiramente para 3,0% em Julho, em comparação com 3,1 registada no mês anterior, informou o National Bureau of Statistics (BNS), que atribui o mérito da redução ao Comitê de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês) do país.
“Essa conquista reflete políticas e estratégias fiscais e monetárias meticulosas empregadas pelas autoridades para estabilizar os preços e manter a estabilidade económica", disse Marwa Patrick, da direcção de pesquisa e política do banco central, sublinhando que os esforços actuais garantiram a 'estabilidfade' da inflação.
Pesquisas da Economia & Mercado indicam que a Tanzânia mantém a taxa de inflação mais baixa da Comunidade da África Oriental (EAC, na sigla em inglês). Por exemplo, em comparação, a inflação do Uganda subiu para 4% em termos homólogos em Julho, enquanto a inflação baseada no índice de Preço ao Consumidor (IPC) do Quénia abrandou para 4,3%, de acordo com dados oficiais divulgados a 31 de Julho de 2024.
Segundo notícia publicada pelo “The Exchange Africa”, o governo da Tanzânia está a priorizar o controle da inflação e a projectar mantê-la dentro da meta da Visão Nacional 2020-2025, de 3,3 a 4,4 por cento.
Marwa Patrick diz que a Visão Nacional 2020-2025 descreve as principais intervenções projectadas pelo governo para gerenciar e mitigar a inflação, que incluem uma estrutura rigorosa de política monetária, controle da oferta monetária, gestão da política fiscal, promoção da produtividade agrícola, industrialização e diversificação da economia.
"Essas intervenções visam garantir a estabilidade económica, promover o crescimento sustentável e melhorar o bem-estar geral dos cidadãos da Tanzânia", acrescentou o membro da direcção de pesquisa e política do banco central, sublinhando que o câmbio, monitoramento das condições económicas globais e a melhoria da infraestrutura são outras áreas-chave.
No geral, o Terceiro Plano Quinquenal de Desenvolvimento (FYDP III, na sigla em inglês) conseguiu manter a taxa anual de inflação na faixa desejada de um dígito. Isso mostra que a inflação na Tanzânia foi em média de 4,4% entre 2016 e 2020, ligeiramente abaixo da projecção do FYDP II de 5% ao ano, sendo que, notavelmente, antes disso, a inflação geral caiu da média anual de 5,2% em 2016 para 3,3% em 2020.
Segundo o especialista, essa “trajectória louvável” deve-se à melhoria da oferta de alimentos no mercado interno e também nos países vizinhos, como escreve o portal The Exchange Africa.
“Deve-se notar que o desempenho relatado é muito melhor do que as projecções do Fundo Monetário Internacional (FMI), que previam que o IPC fosse em média de 3,3% em 2020, subindo para 4,0% em 2021 e 4,6% em 2022”, sublinha.
De acordo com a notícia publicada pelo Exchange este sábado, 17 de Agosto, o FMI projectou ainda que a inflação cairia para 3,1% em 2023 e 3,8% em 2024 e, posteriormente, se estabilizaria em torno de 4,0% até 2027.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












