IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Investimento na agricultura em Angola é “urgente e irreversível”

André Samuel
18/2/2025
1
2
Foto:
DR

Actividade agrícola cresceu 4% em 2024 com a produção a aumentar 6,6% face à campanha anterior, em decorrência da implementação efectiva das medidas de estímulo à economia direccionadas ao sector.

O actual quadro macro- -económico, bem como as constantes crises a nível do mundo, têm reforçado o compromisso dos diferentes Governos a redobrar esforços, para o aumento da produção de alimentos internamente, visando a redução das importações, como é o caso de Angola, e neste sentido o investimento na agricultura, pecuária e nas florestas é urgente e irreversível, segundo defende o ministro da Agricultura e Florestas, Isaac dos Anjos. 

O crédito concedido ao Subsector de Agricultura, Produção Animal, Caça, Floresta e Pesca cresceu 20,90% para 334,42 mil milhões de Kz em 2024 face ao ano anterior, segundo dados do Banco Nacional de Angola BNA referentes ao crédito concedido a economia real. 

O montante referido foi amplamente suportado pelo financiamento concedido no âmbito dos Avisos do BNA sobre o fomento do crédito ao Sector Real, sendo 300,29 mil milhões de Kz (89,79%) derivado deste mecanismo. 

A par do financiamento bancário os stakeholders do sector beneficiaram de um conjunto de medidas de estímulos implementadas pelo Executivo desde 2023 que visam o desenvolvimento das potencialidades agrícolas e o fomento de oportunidades para empresas de pequena e média dimensão, em toda a escala das cadeias produtivas, visando o desenvolvimento económico sustentável, robusto e inclusivo. 

Em decorrência da implementação efectiva das medidas de estímulo à economia direccionadas ao sector, assistiu-se a um aumento da actividade em 4,1% em termos homólogos, e de 4,3%, no III trimestre de 2024, o que culminou no desempenho positivo da campanha agrícola 2023-2024. O crescimento obtido marca uma trajectória ascendente para os níveis alcançados em 2008.