3
1
PATROCINADO

IPP da China encolhe 2,8% em Março

Sebastião Garricha
11/4/2024
1
2
Foto:
DR

Em termos anuais, o IPP caiu 2,7% no primeiro trimestre de 2024. Em termos relativos, a entrega de bens industriais foi adequado em Março, à medida que a produção industrial retomou após os feriados.

O índice de preços ao produtor (IPP) da China, que mede os custos dos produtos ao portão da fábrica, caiu 2,8% ano a ano em Março, informou hoje, quinta-feira, 11 de Abril, o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) daquele país asiático.

O recuo foi maior em relação à queda anterior de 2,7% em Fevereiro. Na base mensal, segundo o Departamento Nacional de Estatística, o IPP caiu 0,1%, diminuindo em relação à queda do mês anterior de 0,2%.

No primeiro trimestre de 2024, o IPP caiu 2,7% em termos anuais. Entretanto, em termos relativos, o fornecimento de bens industriais foi adequado em Março, à medida que a produção industrial retomou após os feriados, disse a estatística do DNE, Dong Lijuan.

Entre as principais indústrias, diz o documento, o IPP da indústria de extracção de petróleo e gás cresceu 1,1% mês em mês, enquanto o dos sectores de processamento de petróleo, carvão e outros combustíveis subiu 0,2% ante o mês anterior, devido a factores de preços importados que elevaram os preços domésticos em indústrias relacionadas ao petróleo e metais não ferrosos.

O suprimento de carvão foi geralmente estável no mês passado, enquanto o clima mais quente reduziu a demanda por carvão de aquecimento, fazendo com que o IPP da indústria de mineração e lavagem de carvão diminuísse 1,6% mensalmente em Março.

Segundo Dong, citado pela Xinhua, o efeito de transferência das mudanças de preços no ano passado arrastou o declínio anual do IPP em 2,3 pontos percentuais (p.p) em Fevereiro.

IPC da China sobe 0,1% em Março

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da China, principal indicador da inflação, subiu 0,1% em Março em termos anuais, de acordo com dados divulgados pelo Departamento Nacional de Estatística do ‘gigante’ asiático.

Numa base mensal, diz o DNE, o IPC caiu 1% em Março, sendo que o seu núcleo, deduzindo os preços dos alimentos e da energia, subiu 0,6% em termos anuais no mês passado, mantendo um leve aumento.