O Presidente da República, João Lourenço, inaugura hoje o projecto diamantífero Luele, localizado na margem do rio com o mesmo nome, na comuna de Luaxe, a 37 quilómetros da cidade capital da Lunda-Sul.
A mina de Luele, com profundidade de 95 metros, tem um volume de 34 milhões de massa mineira, tendo as actividades de prospecção iniciado entre 2012 e 2017. Em 2013 foi confirmado o seu potencial.
Com o arranque da mina, prevê-se um impulso nos desafios do Executivo com a aposta nos agrominerais, aumentando os níveis de produção diamantífera, mas também a arrecadação de receitas para os cofres do Estado e, por via disso, a geração de empregos.
A dimensão da mina do Luele é duas ou três vezes maior que a de Catoca, devendo o arranque mobilizar, nesta fase inicial, 1200 trabalhadores, que se deve estender, posteriormente, a meta dos 5000.
O projecto conta ainda com uma central eléctrica projectada para ter o dobro da capacidade de Catoca. Para dar vazão ao volume de minério explorado, a mina do Luele recorrerá aos préstimos de Catoca.
João Lourenço chegou hoje a província da Lunda-Sul onde orientará a Reunião de Governação Local e inaugurar a referida mina, numa visita de dois dias.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)