As primeiras toneladas de minério de cobre concorrem para a materialização de um memorando de entendimento (MOU) assinado recentemente entre a LAR - Lobito Atlantic Railway, SARL, e a Kamoa Copper S.A., a 18 de Agosto deste anos, que visa escoar um total de 10.000 toneladas de minério proveniente da Região de Katanga, na República Democrática do Congo (RDC), no decurso de Janeiro de 2024.
De acordo com uma nota do Caminho de Ferro de Benguela (CFB), consultada hoje pela Economia & Mercado, trata-se de um comboio experimental formado por uma composição de 17 veículos, com uma locomotiva de marca GE, modelo C30ACi, e 16 vagões do tipo LC, partiu da Estação Ferroviária do Luau na sexta-feira, 29 de Dezembro, pelas 16h30.
Segundo o documento, tão logo chegou em Benguela, o comboio seguiu para o Porto do Lobito para a descarga da matéria-prima a bordo.
A operação contou com a colaboração da empresa Caminhos de Ferro de Benguela, em toda a sua extensão e complexidade, numa acção concertada com o concessionário privado responsável pela gestão do Corredor do Lobito, a empresa Lobito Atlantic Railway.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)