A capital do país, Luanda, acolhe hoje a 43ªCimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Entretanto, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, assume hoje pela terceira vez a liderança rotativa da organização, para o mandato de 2023-2024, em substituição do Presidente da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, que conduziu os destinos da organização de Agosto do ano passado até apresente data.
A organização foi criada em 1992, com o objectivo de incentivar as relações comerciais entre os seus 14 Estados-membros.
Tem ainda por objectivo criar um mercado comum, a médio prazo, seguindo o modelo básico da União Europeia e alguns aspectos do Mercosul, promover esforços para estabelecer a paz e a segurança na conturbada região meridional africana.
Esta Cúpula Regional é constituída pela África do Sul, Angola, Botswana, Lesoto, Malawi, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábwe.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)