O ano de 2024 entra nos anais da história da banca comercial angolana, face ao crescimento de 82% nos lucros, o maior resultado de sempre em Kwanzas obtido pelo sector, sublinhou o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, Ottoniel dos Santos.
Ao proferir o discurso de abertura da 3.ª edição da Angola Banking Conference, que decorre nesta quarta-feira, 28, em Luanda, o governante afirmou que este crescimento merece reconhecimento, mas considerou importante questionar o que estes resultados representam na economia nacional como um todo.
“É legítimo perguntar que sinais devemos interpretar e com que prudência quando os indicadores de rentabilidade atingem níveis tão expressivos num contexto em que a economia cresce a um ritmo mais moderado”, disse Ottoniel dos Santos.

Diante de operadores do sistema financeiro angolanos presentes no fórum que se realiza sob o tema ‘O Papel da Inteligência Artificial no futuro da banca’, referiu que uma economia que avança a 4% não pode assistir, sem reflexão estratégica, a lucros bancários que crescem quase a três dígitos.
Esse desfasamento, realçou o secretário de Estado para as Finanças e Tesouro, justifica “um debate maduro” sobre a função social da inteligência financeira, da intermediação financeira e sobre a necessidade de uma distribuição mais efectiva do risco e do crédito

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)