IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Lucros das empresas públicas tombam 36% em 2022

Joaquina Dungue
21/8/2023
1
2
Foto:
DR

Apesar da integração de empresas como a UNITEL que têm um activo considerável na ordem dos 900 mil milhões de kz ainda assim houve redução do activo agregado.

O Sector Empresarial Público (SEP) angolano registou lucros de 779 mil milhões de kwanzas em 2022, o que corresponde a uma redução de 36% face ao ano anterior.

A informação foi avançada pelo chefe do Departamento de Acompanhamento das Empresas Públicas (DAEP), Ednilson Sousa, durante a apresentação do relatório agregado do SEP referente ao ano de 2022, recentemente realizado em Luanda.

Ednilson Sousa afirmou que em 2022, o resultado operacional foi positivo, houve um crescimento significativo, mas quando se inclui para o apuramento dos resultados líquidos aquilo que são os resultados financeiros e os não operacionais regista-se custos significativos que resultam nesta redução dos resultados líquidos.

A nível dos resultados financeiros com impacto significativo apontou a SONANGOL, fruto do pagamento do juro a nível da sua dívida externa e a BIOCOM que é uma empresa com alavancagem financeira significativa e os custos do financiamento ainda são elevados.

“A nível dos resultados não operacionais está relacionado com as constituições de provisões, cobranças duvidosas, reavaliação de imobilizado e correção de determinadas matérias relacionadas aos anos anteriores”, afirmou.

Sobre os activos agregados, Ednilson Sousa afirmou que também registaram uma redução de 5,2% face ao ano anterior ao se fixar em 26,9 bilhões de kz, destes, 57% corresponde a SONANGOL que continua apresentar um peso no portfólio do SEP.

“Apesar da integração de empresas como a UNITEL que têm um activo considerável na ordem dos 900 mil milhões de kz ainda assim houve redução do activo, mas isso deveu-se a redução verificada na SONANGOL a nível das propriedades de petróleo e gás, bem como uma ligeira queda de produção da SONANGOL”, afirmou.

O responsável acrescentou que os activos também tiveram impacto dos caminhos-de-ferro de Benguela e da redução na ENDE fruto da constituição da provisão de cobrança duvidosa.

O relatório agregado do SEP indica também uma redução de 13% no passivo agregado que se situou em 17,8 bilhões kz.

De acordo com o documento apresentado, o capital próprio agregado esteve em 9 bilhões de kz um aumento de 15,5%. A entrada da UNTEL representou um aumento de 497 mil milhões de kz a nível de capital próprio do sector empresarial público.

Quanto ao resultado operacional, este teve um aumento exponencial de 1,5 bilhões de kz.

Segundo o responsável do DAEP, em 2022 o portefólio do SEP esteve composto por 92 empresas, que representa uma evolução de quatro face a 2021 quando se registou um total de 88 empresas.

Destas 92 empresas o IGAPE considerou 86 de domínio público e seis de participação minoritárias onde o Estado tem pouca intervenção. Do universo de 86, nove encontravam-se paralisadas, por este motivo específico acaba por não produzir relatório.

Ednilson Sousa revelou que estão em curso iniciativa para a extinção e subsequente liquidação das empresas paralisadas.

Neste caso acabamos por sobrar com 77 empresas e destas que se encontram em actividade operacional apenas foi possível contar com dados de 71 empresas isto porque teve ausência de reporte por parte de seis, destas, duas apresentaram, mas com atraso.