No mercado do Panguila o processo de formalização da economia iniciado a 19 de Abril termina esta semana. Mas as enchentes continuam e as denúncias de troca de favores sexuais multiplicam-se e estão a ser feitas abertamente.
“Estamos a sofrer, os homens aqui estão a dormir as mulheres”, contou em tom alto uma senhora grávida, tendo acrescentado que já conseguiu alguns documentos, como o cartão de vendedora, o cartão de contribuinte, mas falta-lhe inscrição no Instituto Nacional de Segurança Social, passo que muitos entrevistados pela E&M consideram o mais difícil.
O Chefe dos Serviços do INSS do Bengo, Adão Sebastião, recusou-se a falar sobre os casos de envolvimento sexual.
Sobre as enchentes, Adão Sebastião justificou com quebra constante do sistema que está a impossibilitar a emissão de cartões nos prazos desejados.
“Como pode ver, estamos a trabalhar numa tenda com poeira e por essa razão temos tido muitas falhas. Contudo, apesar disso, estamos a trabalhar e vamos alargar o prazo para mais uma semana”, explicou o responsável.
O Programa de Reconversão da Economia Informa (PREI) é uma iniciativa do Governo de Angola, levada a cabo por uma comissão multisectorial, coordenada pelo Ministério da Economia e Planeamento com o apoio orçamental da União Europeia e assistência técnica do PNUD. Além de formalizar o comércio, os aderentes candidatam-se a um telefone e um crédito de até 7 milhões de kwanzas, operacionalizado pelo banco Sol.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)