IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Mais de 60 startups beneficiam de mentoria através do Programa Conexões

Cláudio Gomes
22/5/2024
1
2
Foto:
Isidoro Suka

Programa Conexões é uma iniciativa angolana que disponibiliza oportunidade de mentoria e suporte técnico e facilita o acesso a recursos financeiros.

A falta de mentoria constitui um dos vários entraves que emperram o desenvolvimento sustentável de soluções inovadoras emergentes, à semelhança da ausência de uma legislação específica e a facilitação do financiamento, concluiu, recentemente, a directora do Programa Conexões, Tchissola Santana.

Para Tchissola Santana, que falava na 3.ª edição do Angola Startup Summit by Unitel, que congregou mais de 135 startups, distribuídas por 20 stand e 45 oradores, as startup não precisam apenas de apoio para mobilizar canais financeiros, mas, também, de valorização da mentoria e suporte técnico. 

“É esse tipo de ajuda que, em muitos casos, as startups não encontram porque muitos eventos de promoção acontecem no formato de concurso, que não permite fazer um acompanhamento permanente das iniciativas”, frisou à Economia & Mercado.

Neste sentido, salientou que as startups existem para impulsionar a economia através da inovação e respostas para os diversos problemas sociais, económicos e ambientais. 

“Por exemplo, uma das startups que vai participar num dos nossos eventos desenvolveu uma solução de inteligência artificial que ajuda a resolver problemas auditivos”, contou. 

É com base nessa constatação que o referido programa vai promover, no decurso deste ano, seis eventos que visam fortalecer e promover o empreendedorismo digital através do acompanhamento de projectos e mediação junto dos investidores e outros intervenientes da cadeia.

“Até o final deste ano, teremos seis eventos, sendo um sobre tecnologia e inovação, agendado para o dia 31 de Maio”, anunciou, realçando que estão, também, reservados sessões sobre fitness, saúde e bem-estar, agricultura e agro-indústria, energia, ambiente, transporte e logística. 

Até ao momento, explicou, o programa conta com 65 startups inscritas: “Para o evento do dia 31 de Maio, tivemos 15 inscrições, das quais nove passaram na primeira fase e seis estão na final”, especificou.

Entre as preocupações levantadas, Tchissola Santa aponta para o cepticismo dos credores que se socorrem dos riscos associados aos projectos para negar o apoio às iniciativas empreendedoras. 

“Muitos investidores e financiadores dizem que há muito risco em associar-se a esses modelos de negócios inovadores, sobretudo, no acesso ao crédito pela banca comercial, que impõe taxas de juros altas para micros iniciativas”, referiu.

O Programa Conexões visa criar um ambiente propício para o crescimento e desenvolvimento de startups e negócios inovadores, impulsionando o empreendedorismo e a inovação em todo o País.