IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

“Mais requinte, luxo, tecnologia” - os créditos da Deepal, a nova aposta da Changan que desfilou na FILDA 2025

Victória Maviluka
27/7/2025
1
2
Foto:
Victória Maviluka

Melhor Stand Automóvel da FILDA 2025, a Daimic lançou uma nova linha da Changan: a Deepal, eléctrica e híbrida. Bruno Salgado, director Comercial da Daimic Motors Changan Angola, fala do modelo.

O que traz a Daimic à 40.ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA)?

A Daimic, como habitualmente costuma estar presente na FILDA e apresenta sempre algumas novidades dos vários lançamentos que faz durante o ano, guarda sempre um momento mais especial para a FILDA. E este ano, trouxemos a Deepal, que é uma marca da Changan mas mais direccionada para veículos eléctricos e veículos híbridos.

Quais são os outros créditos deste modelo?

Note-se que a Deepal, dentro do mercado dos eléctricos, é uma linha premium. Existem mais de 100 marcas no mundo de carros eléctricos e híbridos, a Deepal posiciona-se no segmento premium. Nós, em Angola, trouxemos o S05, que é o veículo dos mais económicos que a Deepal tem, dado que é um mercado ainda, entre aspas, virgem, mas acreditamos que a muito curto prazo, por causa da subida dos combustíveis que se fala, [a procura] vai aumentar exponencialmente até ao final do ano. 

Qual é a capacidade de gestão de electricidade da Deepal?

Apresentamos duas soluções, tanto a eléctrica como a híbrida, que podem menorizar um pouco o custo, não só para as empresas, mas o custo para os particulares. O eléctrico vem com uma autonomia de 540 km, que pode ser carregado em algumas bombas que já possuem o aparelho de carregamento rápido e acreditamos que, até ao final do ano, vai ser muito grande a expansão destes equipamentos, porque muitas empresas nos contactaram e dizem que vão colocar em muitas bombas, muitas empresas também vão adquirir estes veículos, mas também, além disso, todos os nossos carros vêm equipados com carregador doméstico, e este carregador doméstico conseguimos fazer em casa quatro ou cinco horas. Ou seja, num carro eléctrico que tem autonomia para 450 km – provavelmente as pessoas aqui acham que fazem muitos quilómetros por dia, mas, na realidade, não fazem, passam muito tempo no trânsito, provavelmente – será um carro que se carrega uma vez por semana em quatro ou cinco horas. 

E sobre a versão híbrida?

Na versão híbrida, já estamos aqui a falar de um carro que tem um motor eléctrico de 160 km de autonomia, mas acoplado a isso traz um motor a combustão de 218 cavalos, que funciona como gerador para alimentar esse motor eléctrico. Podemos fazer de uma forma combinada entre um motor eléctrico e um motor a combustão, na versão híbrida, 1.200 km de autonomia, que é muito para um carro híbrido. 

Fora isso, quais são as características de comodidade deste modelo?

Além de toda a tecnologia que a Changan já nos habitou e que tem trazido para a Angola, a Deepal vem trazer mais requinte, mais luxo, mais tecnologia. Queremos marcar a diferença em vários factores, em várias características que a Deepal oferece aos seus utilizadores. 

Como o público, que acorre aqui ao vosso stand, está a reagir a esta nova oferta? Já há solicitações?

Já há solicitações e já há vendas! Felizmente, superou as expectativas, o feedback é muito bom. Obviamente que existe curiosidade, e as pessoas, devido ao passado, “ah, os carros para a Angola, as baterias não resultam”, o que é certo é que os carros híbridos e eléctricos dominam o mundo, em todos os países, e em todos os países chove, não é só em Angola que chove.

A Deepal está preparada para enfrentar o ‘choque’ da realidade angolana?

Obviamente que este não é um carro direccionado para fazer províncias, mas é um carro para o quotidiano, para uma vida citadina, para pessoas que circulam na cidade, fazem 200 km, até 300 km de dia, que consegue satisfazer e consegue oferecer mais por menos, consegue oferecer muito mais produto por menos valor, essa é sempre a ideologia da Changan, que traz sempre ao mercado modelos modernos, com um design fantástico, com muita tecnologia associada, que acho que isso é notório e que encanta aos clientes cada vez que adquirem os nossos carros, quando experimentam os nossos carros, quando visitam as nossas instalações. 

Hoje, 99% da nossa massa humana são angolanos. É um bom percentual porque capacitamos as pessoas
Disponível em duas versões – Híbrida (com autonomia de até 1.200 km) e 100% Eléctrica (com autonomia de 450 km) – o modelo oferece soluções eficientes, sustentáveis e tecnológicas para diferentes perfis de utilizadores

Qual é a garantia destes veículos?

Ambos os carros têm cinco anos de garantia nas baterias, um período de vida útil de 12 anos, mas têm cinco anos de garantia que a Daimic Motors dá, a Changan Angola oferece cinco anos de garantia, portanto, as pessoas podem estar descansadas, podem adquirir as suas viaturas, acreditamos muito que vai ser um sucesso até ao final do ano. 

De forma geral, quais têm sido os resultados da Daimic em Angola? 

Estamos numa fase crescente, e crescente não só este ano; nos últimos anos, a Daimic Motors tem crescido imenso, a Changan Angola tem crescido imenso, a Daimic Motors era uma empresa multimarcas, embora tenha a representação há 15 anos da Changan, mas, hoje, o nosso negócio, o nosso core é a Changan, porque as pessoas viram na realidade, depois de conhecerem os carros, depois de experimentarem, as empresas têm… o amigo tem, o familiar tem, e o feedback é muito positivo, serviço pós-venda, dia após dia.

O que representa este crescimento em termos de infra-estruturas e capacidade técnica? 

Estamos a capacitar as pessoas, temos um aumento exponencial muito grande das infra-estruturas, hoje, se calhar, temos das mais modernas oficinas em Angola, com capacidade instalada para 160 viaturas dia, e manutenções preventivas em duas horas e meia. 

Qual é a representação de quadros nacionais na equipa técnica?

Hoje, 99% da nossa massa humana são angolanos. É um bom percentual porque capacitamos as pessoas.