A informação foi prestada, recentemente, à Angop, na Huíla, pelo secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Geral, Pacheco Francisco, no encerramento da 10ª edição dos Jogos Nacionais Escolares. Segundo o responsável o sector enfrenta problemas no acesso às escolas e de excesso de alunos nas salas de aula, em que o professor trabalha com 70 a 100 alunos.
A estratégia, de acordo com Pacheco Francisco, é construir mais escolas, para que o professor possa trabalhar com 35 alunos em cada sala.
“Temos excessos de alunos nas turmas em quase todas as províncias”, reconheceu o secretário de Estado, citado pelo Jornal de Angola, tendo manifestado igualmente preocupado com crianças a estudarem de baixo de árvores, varandas e em locais impróprios.
O secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar e Geral realçou que o sector vai, igualmente, apostar na capacitação dos professores, de forma a estarem preparados para os próximos desafios. Sobre o desporto escolar, o secretário de Estado pediu uma aposta maior, para que as equipas federadas tenham oportunidade de identificar talentos, para fortificaremos seus clubes.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












