IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Milícia xiita suspende operação contra EUA

Redacção
31/1/2024
1
2
Foto:

O Kataib Hezbollah (milícia xiita iraquiana) anunciou, recentemente, a suspensão de todas as operações hostis contra as tropas norte-americanas estacionadas no Médio Oriente, apurou a E&M.

A decisão do grupo armado xiita do Iraque, de acordo com analistas, tende a evitar (possível) intervenção militar dos Estados Unidos da América (EUA), em resposta ao ataque a uma das bases americana na Jordânia, no dia 28 de Janeiro, que matou três soldados e feriu outros.

O presidente norte-americano, Joe Biden, confirmou a intenção de responder aos ataques contra as bases do exército dos EUA no Médio Oriente. A retaliação bélica das forças americana poderá se estender ao Irão, pois a administração Biden acreditar ser o garante da milícia xiita.

“Eu os responsabilizo no sentido de que estão fornecendo as armas às pessoas que fizeram isso”, disse o presidente Joe Biden, referindo-se ao Irão que já rejeitou publicamente o envolvimento no ataque contra interesses militares dos EUA na Síria ou Jordânia.    

O comandante-em-chefe do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica, Hossein Salami, retorquiu às ameaças de Washington, alegando que o Irão responderá na mesma moeda caso os EUA ataquem o Irão.    

“Ouvimos ameaças vindas de autoridades americanas, dizemos-lhes que já nos testaram e agora nos conhecemos. Nenhuma ameaça ficará sem resposta”, declarou o alto quadro na esfera militar iraniana.  

Pesquisas da E&M sugerem que o Kataib Hezbollah é o braço armado mais poderoso de um grupo denominado Resistência Islâmica no Iraque, que reivindicou mais de 150 ataques às forças dos EUA no Iraque e na Síria desde 07 de Outubro.

O secretário-geral do Kataib Hezbollah, Abu Hussein al-Hamidawi, disse que os aliados, em particular o Irão, se opõem a pressões e à escala contra as forças de ocupação americanas no Iraque e na Síria.