O Ministério das Finanças (MINFIN) anunciou, nesta terça-feira, a abertura da terceira fase da emissão de títulos da Dívida Pública no valor de até 150 milhões de dólares, no âmbito da operação de venda de Obrigações do Tesouro em Moeda Estrangeira (OT-ME) com liquidação em kwanzas e em dólares, destinada ao financiamento do Orçamento Geral do Estado 2025.
De acordo com o documento a que a Economia & Mercado teve acesso, a iniciativa insere-se na estratégia do Executivo para colmatar as necessidades de financiamento do OGE, privilegiando a captação de recursos no mercado interno, diversificando as fontes de financiamento e ampliando os instrumentos financeiros disponíveis para a canalização da poupança.
A captação de recursos será feita através do processo de bookbuilding, que definirá o preço final dos títulos com base na procura dos investidores, com maturidades de 5 e 8 anos e vencimentos a 13 de Agosto de 2030 e a 13 de Agosto de 2033.
O MINFIN colocará no mercado duas séries distintas de obrigações. A primeira tem um prazo de cinco anos, oferece uma taxa de juro fixa de 5,00% ao ano e um montante total de 75 milhões de dólares e a segunda, com um vencimento de oito anos, apresenta uma taxa de juro mais elevada, de 7,00% ao ano.
Entretanto, os títulos pagarão rendimentos aos subscritores sob a forma de cupões semestrais. A subscrição pelos investidores decorrerá no período de 3 a 19 de Dezembro, devendo as ordens ser canalizadas através das instituições financeiras autorizadas a operar no mercado, como bancos comerciais, sociedades distribuidoras e correctoras de valores mobiliários.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)