O crédito bancário à economia de Moçambique cresceu pelo terceiro mês consecutivo ao atingir 247,7 mil milhões de meticais em Julho (pelo menos 3,8 mil milhões de dólares), o valor mais elevado desde o início deste ano.
Os estatísticos do Banco de Moçambique (BoM) explicaram que este desempenho representa um aumento de 1% em relação ao volume de crédito concedido à economia pelos bancos em Junho, que então totalizou 245,3 mil milhões de meticais, de acordo com dados do portal 360 Mozambique.
O banco central adianta que o crédito a particulares continua a liderar e tem vindo a crescer desde o início do ano, tendo no período em análise atingido 94,5 mil milhões de meticais (pelo menos 1,4 mil milhões de dólares), também o valor mais elevado em pelo menos um ano.
“No sector dos transportes e comunicações, o crédito total concedido pelos bancos caiu ligeiramente para 26 mil milhões de meticais, na indústria transformadora subiu para 25,2 mil milhões de meticais e no comércio situou-se em 24,6 mil milhões de meticais", esclareceu.
O relatório recorda que a taxa de juro de referência para as operações de crédito em Moçambique se manteve em 21,2% em Setembro, pelo segundo mês consecutivo, numa decisão da Associação Moçambicana de Bancos (AMB).
Dados do banco central indicam que 15 bancos comerciais e 12 microbancos operam em Moçambique, bem como cooperativas de crédito e organizações de poupança e crédito.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)