IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Moçambique poderá pagar mil milhões de euros em dívida interna até 2026 - Standard & Poor’s

Sebastião Garricha
11/9/2024
1
2
Foto:
DR

Segundo o director adjunto do departamento de ‘ratings’ soberanos da S&P, Leon Bezuidenhout, as maturidades são muito avultadas.

Moçambique terá de pagar, até 2026, um total de 69,86 mil milhões de meticais (pelo menos, mil milhões de euros) em dívida interna, segundo dados da agência de notação financeira Standard & Poor’s (S&P).

Citado pelo Diário Económico, o director adjunto do departamento de ‘ratings’ soberanos da S&P, Leon Bezuidenhout, diz que se trata de maturidades muito avultadas, referindo-se aos pagamentos de dívida interna que Moçambique terá de suportar em 2025 e 2026, anos em que deve ‘largar’ 38 e 34 mil milhões de meticais, que equivalem a 545 e 480 milhões de euros, respectivamente.

“Isto é algo que colocará desafios potenciais e necessidade de compromissos políticos para o governo”, acrescentou Bezuidenhout, tendo igualmente afirmado que, ainda assim, “o sistema financeiro local ainda tem capacidade para absorver emissões adicionais”, apesar de os juros estarem “extremamente altos”.

Segundo o DE, a crescente dívida pública interna de Moçambique resultou, em grande parte, do afastamento do país dos mercados financeiros internacionais após o escândalo das dívidas ocultas. 

“Esta crise financeira levou o governo a recorrer ao endividamento interno para financiar as despesas públicas”, escreve o DE, explicando que, além disso, um programa governamental destinado a simplificar os custos com os funcionários públicos acabou por agravar a situação, levando a alertas do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Moçambique também enfrenta o aumento dos juros da dívida externa, especialmente das Eurobonds. O Executivo do país lusófono já iniciou o pagamento do cupão do Eurobond com maturidade em 2031, que passou de 5% para 9%, elevando os encargos anuais de 47 milhões de dólares (2,97 mil milhões de meticais) para 81 milhões de dólares (5,12 mil milhões de meticais) entre 2023 e 2028, e para 225 milhões de dólares (14,22 mil milhões de meticais) por ano entre 2028 e 2031.