IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Namíbia relegada à economia de rendimento médio-baixo após deterioração macroeconómica

Adnardo Barros
8/7/2025
1
2
Foto:
DR

Embora a inflação tenha diminuído de 6,6% para 3,3% no mesmo período, este recuo não se traduziu num aumento significativo do rendimento per capita.

A Namíbia foi oficialmente reclassificada deeconomia de rendimento médio-alto para rendimento médio-baixo naúltima actualização do Banco Mundial, efectiva a partir de 1 de Julho de2025.

Esta alteração, discriminada no relatório sobre "Classificação de Renda de Países" do Banco Mundial, resulta sobretudo da queda da Renda Nacional Bruta (RNB) per capita dopaís, que passou de 4 870 USD em 2023 para 4 240 USD em 2024 ,valor inferior ao novo limite mínimo de 4 495 USD exigido para manter o estatuto anterior.

A metodologia Atlas do Banco Mundial, que considera factores como a inflação, as flutuações cambiais, o crescimento populacional e o desempenho macroeconómico, apontou como determinantes para esta alteração o crescimento económico mais lento (3,7% em 2024 face a 4,4% no ano anterior), o declínio acentuado na produção de diamantes e uma revisão em baixa dos dadospopulacionais.

Embora a inflação tenha diminuído de 6,6% para 3,3% no mesmoperíodo, este recuo não se traduziu num aumento significativo dorendimento per capita.

Sectorialmente, destaca-se a contracção de 1,2% em 2024 nosegmento de mineração e pedreiras tradicional pilar da economia namibiana quecontrasta com o crescimento robusto de 19,3% registado em 2023.

Esta inversão reflecte a diminuição da procura global por diamantes, evidenciando a vulnerabilidade da economia nacional às flutuações do mercado internacional de commodities.