IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

National Geographic debate conservação da biodiversidade no Moxico

Cláudio Gomes
31/5/2023
1
2
Foto:
DR

O Projecto de Vida Selvagem da National Geographic (NGOWP) vai discutir soluções para combater a poluição plástica e a protecção de recursos naturais na província do Moxico.

A abordagem enquadra-se nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, a assinalar-se a 5 de Junho deste ano, data em que será também realizado o workshop que vai também debater a protecção e conservação dos recursos naturais do Parque Nacional da Cameia, soube hoje a Economia & Mercado de uma nota da organização.

Trata-se de uma iniciativa do Projecto de Vida Selvagem da National Geographic (NGOWP) preocupado com a protecção e conservação da biodiversidade e com a inclusão das comunidades contra agressões perpetuadas ao meio ambiente, que está a ser apoiado pelo Governo Provincial do Moxico.

Segundo o documento, a acção formativa que início agendado para as 9 horas da data indica, contará com a participação de membros do governo provincial, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e representantes do privado.

Durante o evento, lê-se, serão também apresentados os principais resultados das suas actividades levadas a cabo desde 2015 pelo NGOWP, acções que incluem expedições, apoio às comunidades locais, formação e trabalho científico, respectivamente.

“O momento servirá também para apresentar e obter contribuições dos participantes sobre Lisima Lya Mwono (Fonte da Vida), uma proposta do sítio Ramsar (zona húmida de importância internacional)”, informa a National Geographic, salientando no documento que o sítio Ramsar cobre uma área de aproximadamente 53.000 quilómetros quadrados e sustenta a vida de várias espécies importantes de fauna e flora, desempenhando um papel importante no fornecimento de água para mais de 1 milhão de pessoas.

Para mostrar o significado cultural da área, a National Geographic vai exibir o filme “Kwando”, rio caudaloso que alimenta toda extremidade do Okavango, com o destaque para os recursos naturais (água) e como impacta as actividades humanas na paisagem de Lisima.

Com a finalidade de vislumbrar um melhor conhecimento das espécies da paisagem de Lisima, no recinto Centro da Cultura do Luena, local que acolherá o workshop, estará patente uma exposição com imagens de mamíferos,  aves a répteis e anfíbios.

O documento refere também que o Instituto Nacional da Biodiversidade e Conservação (INBC) fará uma uma apresentação centrada na necessidade de protecção da biodiversidade na província do Moxico e na paisagem de Lisima, onde será destacado a importância do Parque Nacional da Cameia e outras potenciais áreas de conservação para estabelecer-se nesta província.

O Projecto de Vida Selvagem da National Geographic (NGOWP) é uma parceria entre o Wild Bird Trust e a National Geographic Society e visa explorar e pesquisar as partes menos conhecidas e mais inacessíveis da Bacia do Rio Cubango-Okavango abrangendo os países de Angola, Namíbia e Botswana na África Austral.

Trabalha com comunidades locais, Organizações Não Governamentais (ONG’s), governos de Angola, Namíbia e Botswana, com o objectivo de garantir a protecção permanente e sustentável para  a Bacia do Okavango.