O governo nigeriano autorizou, esta semana, com efeito imediato, a empresa estatal de petróleo NNPC a vender petróleo bruto em moeda nacional, naira, à refinaria do milionário Aliko Dangote, como medida para aliviar a pressão cambial.
A Dangote Petroleum Refinery, avaliada em cerca de 20 mil milhões de dólares, é considerada a maior refinaria de África em plena actividade, tendo iniciado a produção em Janeiro último, mas que tem lutado para garantir petróleo bruto suficiente para atender à sua capacidade de refinação de 650.000 barris por dia.
O milionário nigeriano várias vezes queixou-se de ter de recorrer ao mercado petrolífero internacional para compra de petróleo bruto por suposto bloqueio pelas empresas que operam no seu país.
Agora, o governo da Nigéria deu ‘luz verde’ para que a NNPC começasse a vender imediatamente petróleo para Dangote e outras refinarias locais em nairas.
"Com esta decisão, a pressão sobre as taxas de câmbio será reduzida", perspectivou, citado pela mídia nigeriana, Zacch Adedeji, presidente do Serviço Federal de Receitas.
Zacch Adedeji acrescentou que, com a medida adoptada pelo governo de Bola Ahmed Adekunle Tinubu, as refinarias também poderão vender combustíveis refinados a comerciantes locais em moeda nacional.
Operadores do sector de petróleo downstream elogiaram, por isso, a medida, afirmando que aumentará a produção das refinarias nacionais, reforçará as reservas cambiais do país e fortalecerá a naira.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)