IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

O poder local só vale se olhar para o cidadão

Redacção_E&M
16/2/2022
1
2
Foto:
DR

Angola tem questão juridico-legal bem encaminhada, mas tem de definir estratégias funcionais e aplicáveis para facilitar a participação do cidadão.

A instauração da autarquia traz desafios enormes. E Angola tem do ponto de vista legal tudo  bem pensado, mas do ponto de vista sociologio, " temos de ver como pode ser feita a participação do cidadão no processo", referiu Octávio Serra Van-Dúnem que falava durante a Conferência E&M sobre Poder Local.

Pode parecer simples, mas, segundo o docente universitário é algo que tem de ser bem analisado e posteriormente bem aplicado, senão ficamos na retorica imaculada que depois não tem aplicação, pois o cidadão não está preocupado com essa construção jurídico-legal, mas com as questões que lhe são de direito e que lhe facilitem a vida.

Por isso, defende, temos de colocar o cidadão numa posição em que ele mesmo fale sobre os seus problemas e dos desafios que ele mesmo enfrenta e pensa enfrentar durante a materialização desse processo.

Octávio Serra Van-Dúnem chamou ainda atenção para o facto de que sempre que falamos sobre poder local recorremos a exemplos de realidades alheias, mas nós temos os nossos problemas, a nossa realidade, as nossas questões e isso deve ser prioritário.