O projecto “Produzir para Transformar Vidas” pretende adoptar a tecnologia social do Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDCIS) do Brasil, a fim de capacitar pequenos agricultores nacionais, anunciou recentemente a Odebrecht Angola em comunicado de imprensa.
A formação dos pequenos agricultores angolanos, como se pôde depreender do comunicado da respectiva organização, enviado à imprensa, focar-se-á na técnica, inclusão produtiva e inovação agrícola.
Neste âmbito, uma equipa formada por técnicos da Fundação Norberto Odebrecht (FNO), da Odebrecht Angola e do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) esteve na província de Cabinda, onde visitou 17 comunidades nos arredores do Aeroporto Internacional (NAIC).
Após escuta e diagnóstico de campo, a fundação brasileira identificou desafios e oportunidades para transformar a vida dos agricultores locais, mediante à execução do programa, que resulta dos laços “marcantes” da cooperação entre Angola e a República Federativa do Brasil.
“Estamos a construir uma ponte entre o conhecimento acumulado no Baixo Sul da Bahia e o potencial inexplorado de cabinda”, afirmou o coordenador de Sustentabilidade da FNO, Jonas Nogueira, como indica o comunicado.
O intercâmbio, conforme o coordenador de sustentabilidade da FNO, representa mais do que uma parceria técnica. “É um gesto de reencontro histórico, de retribuição e esperança partilhada”.
A acção dos três entes (FNO, Odebrecht Angola e FADA), segundo ainda o comunicado em posse da E&M, criará o modelo de desenvolvimento agrário replicável e sustentável para aumentar a produtividade e reforçar a segurança alimentar em Angola.
Deolinda Almeida, assessora do FADA citada no comunicado, considera a colaboração com os dois entes o início do novo ciclo de desenvolvimento rural, baseado em soluções alinhadas com as realidades locais. Reconheceu ainda a experiência da FNO, quanto à agricultura moderna.
A gerente de Sustentabilidade do Novo Aeroporto Internacional de Cabinda (NAIC), Cláudia Dias, destacou o impacto social do projecto, ao afirmar que é uma acção que alia experiência, compromisso e visão a longo prazo.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)