O Governo prevê desembolsar mais de 21,921 mil milhões de kwanzas (perto de 24 milhões de dólares) para o Projecto de Implementação da Cirurgia Robótica, conforme o Orçamento Geral do Estado para este ano. A rubrica, inscrita pela primeira vez no Programa de Expansão e Melhoria do Sistema Nacional de Saúde do Ministério da Saúde (MINSA), reforça a aposta do Executivo na modernização dos serviços de saúde com a introdução da cirurgia robótica no País.
Angola iniciou em Agosto de 2024 um programa de cirurgia robótica. Em um ano de implementação do programa, estavam contabilizadas mais de 30 operações realizadas com sucesso, nas especialidades de urologia, cirurgia geral e ginecologia-obstetrícia.
Para além da dotação prevista no OGE, o Presidente da República, João Lourenço, autorizou, em Outubro de 2024, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, a assinar um ajuste directo no valor de 5,2 milhões de dólares com a Global Humanitarian Healthcare Equity Foundation Management, LLC, destinado à prestação de serviços de consultoria e a formação de quadros no âmbito da introdução da cirurgia robótica no País. Ao mesmo processo juntou-se uma subvenção de quase 22 milhões de dólares atribuída à mesma fundação, avançou o Novo Jornal.
Já em Novembro de 2024, o Chefe de Estado voltou a autorizar um novo ajuste directo, avaliado em 6 milhões de dólares, para a contratação de serviços de consultoria com vista à condução e coordenação de todo o processo de implementação da cirurgia robótica e do respectivo programa de formação de profissionais angolanos, com a duração prevista de cinco anos.
A primeira cirurgia robótica no País foi realizada a 6 de Agosto de 2024, no Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmonares Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, em Luanda. O procedimento foi efectuado a um paciente com cancro da próstata, pelo urologista Vipul Patel, considerado uma das maiores referências mundiais em cirurgia robótica.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












