IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

OGE 2026: Presidência prevê gastar cerca de 1,8 milhão USD na construção de museu

Teresa Fukiady
5/1/2026
1
2
Foto:
DR

Construção da infra-estrutura está inscrita no Programa de Valorização e Dinamização da Cultura, cujo custo global é 9,5 mil milhões de kwanzas (10,4 milhões de dólares).

O Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2026, em vigor desde 1 de Janeiro, prevê uma dotação superior a 1,691 mil milhões de Kwanzas (cerca de 1,8 milhão de dólares) para a construção de um Museu da Presidência da República, constatou a revista Economia & Mercado na consulta ao documento.

A construção da infra-estrutura está inscrita no Programa de Valorização e Dinamização da Cultura, cujo custo global é 9,5 mil milhões de Kwanzas (10,4 milhões de dólares). 

No mesmo programa, constam a construção do Memorial da Resistência Nacional, orçado em 1,5 mil milhões de Kwanzas (1,6 milhão USD), e do Memorial às Vítimas dos Conflitos Políticos, com um custo estimado em mais de 1,3 mil milhões Kz (1,5 milhão de dólares). 

Na lista, entra também a Construção do Memorial da Vitória da Batalha do Cuito Cuanavale (Cuando Cubango), cujas obras poderão custar 2,4 mil milhões de Kwanzas (2,6 milhões USD), bem como o projecto e instalação de exposição museológica na Casamata Central do Museu Nacional de História Militar, avaliado em 2,5 mil milhões Kz (2,7 milhões de dólares).

Para o exercício económico de 2026, o Governo triplicou a dotação orçamental destinada à Presidência da República, que passa de 43,1 mil milhões de Kwanzas, em 2025, para quase 156 mil milhões Kz, segundo noticiou o semanário Novo Jornal. 

Entre as principais rubricas do orçamento da Presidência, destacam-se a construção de novas infra-estruturas na envolvente do Memorial Dr. António Agostinho Neto, um centro de eventos com infra-estruturas complementares, um edifício administrativo e de serviços, o Panteão Nacional de Angola e o edifício de apoio protocolar e de serviços do Palácio Presidencial.

A proposta do Orçamento Geral do Estado 2026 foi aprovada com 120 votos a favor, 79 votos contra e nenhuma abstenção. O documento estima receitas e despesas globais em mais de 33 biliões de Kwanzas.