Entretanto, o levantamento no ATM passa de 60 mil kwanzas para 100 mil kwanzas também a partir de hoje, de acordo com o Instrutivo Nº 24/2021 de 7 de Dezembro do Banco Nacional de Angola.
O documento vem, sobretudo, colocar limites à cobrança de taxa aos clientes dos bancos proprietários de aparelhos Terminais de Pagamentos Automáticos (TPA) e de Caixa Electónicos(ATM).
Doravante, aos proprietários de TPA será descontados apenas 10 kwanzas sempre que receberem um pagamento abaixo de 2000 kwanzas e quando o valor for acima de 2000 kwanzas o banco desconta 1% do valor.
Na prática, se o cliente pagar, por exemplo, 15 mil kwanzas, o banco debita/desconta 150 kwanzas, sendo que entra apenas na conta do cliente (proprietário do TPA) 14 mil 850 kwanzas. No fundo, os bancos já faziam esta cobrança de taxas pela utilização de TPAs, “o que o BNA veio fazer é apenas regular, estabelecendo as taxas mínimas e máximas a serem cobradas”, esclarece o Director do Sistema de Pagamento do Banco Nacional de Angola, Bruno Costa.
O mesmo acontece se a conta bater, por exemplo, 200 mil kwanzas. O banco debita do valor 2000 kwanzas que correspondem a 1% da taxa pela utilização do TPA.
Bruno Costa esclarece que esta é uma medida que em nada afecta o cliente final. As taxas são cobradas aos clientes proprietários de aparelhos para pagamentos automáticos. O mesmo aplica-se na cobrança da taxa de 350 kwanzas pela utilização de um ATM de banco diferente. O valor será cobrado ao banco emissor do cartão no momento da compensação de saldos, uma operação que ocorre na relação entre os bancos comerciais que operam no mercado.
Mas, os clientes, utilizadores de cartões multicaixa, doravante, passam também a pagar uma taxa de 1% do valor sempre que solicitarem um levantamento via TPA. Isto significa que, se o cliente solicitar ao proprietário de um TPA o levantamento de 50 mil kwanzas, 500 kwanzas ficam para o dono do TPA.
O Instrutivo do BNA define também que o valor máximo diário de levantamentos por cartão de pagamento pode chegar até 150 mil kwanzas porque, doravante, os clientes têm a possibilidade de levantar 100 mil num ATM e mais 50 mil num supermercado, loja, cantina ou qualquer empresa que tenha um TPA.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)