Enquadradas no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), a consignação das empreitadas teve lugar recentemente na localidade e contou com a presença do governador da província do Namibe, Archer Mangueira. Ao intervir no acto de entrega das obras, o governante pediu aos empreiteiros responsabilidade no que respeita ao cumprimento dos prazos acordados.
Orçadas em 293.165.739 Kwanzas, com este investimento o município vai aumentar mais de 10 salas de aulas ao número de salas existentes.
Apesar do investimento público, segundo a Angop, mais de 200 alunos correm o risco de permanecer fora do sistema normal de ensino, uma vez que estima-se que o município tenha mais de mil alunos fora do sistema de ensino.
Ainda no âmbito do PIIM, o município do Tômbwa conta com 11 projectos ligados aos sectores da saúde, educação, saneamento básico e água, cuja execução está avaliada em 716 milhões, 490 mil e 483 Kwanzas.
Neste sentido, está igualmente previsto a abertura de um concurso público para a construção e apetrechamento de um complexo residencial para professores e enfermeiros, construção de uma escola de 12 salas e outra de sete salas. Outras instituições de ensino aguardam reabilitação como as escolas Rei Mandume, 17 de Junho, 8 de Dezembro, a escola do Ensino Primário Curoca.
O município do Tômbwa dista a 93 quilómetros e possui mais de 50 mil habitantes, na sua maioria pescadores.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)