IFC Markets Live Quotes
Powered by
3
1
PATROCINADO

Plano de Reestruturação: Banco Sol encerra 59 agências e dispensa 204 colaboradores

Teresa Fukiady
23/1/2026
1
2
Foto:
DR

Instituição bancária garante estar a cumprir a Lei Geral do Trabalho, assegurando o pagamento das indemnizações, bem como a remuneração correspondente ao período de aviso prévio.

O Banco Sol concluiu a segunda e última fase de implementação do Plano de Recapitalização e Reestruturação (PRR) com o encerramento de mais 20 agências em nove províncias, nomeadamente Uíge, Kwanza-Norte, Luanda, Kwanza-Sul, Bengo, Lunda-Norte, Cunene, Benguela e Zaire, medida que resultou no despedimento de 75 colaboradores. No total, desde o início da implementação do PRR, em Junho do ano passado, a instituição encerrou 59 agências e despediu 204 trabalhadores.

À revista Economia & Mercado, o Banco Sol explica que os encerramentos fazem parte do processo de redimensionamento da rede comercial previsto no RPP, aprovado em Assembleia Geral de Accionistas e formalmente comunicado ao Banco Nacional de Angola (BNA), entidade supervisora que acompanha e valida as medidas estruturais implementadas.

Após os ajustes, o Banco Sol passa a operar com 97 unidades de negócio activas, mantendo, entretanto, segundo a instituição, cobertura estratégica nas principais zonas económicas do País. O banco garante que não estão previstas novas fases de encerramento de agências ou despedimentos. 

Sublinha, contudo, que se mantém em permanente processo de monitorização operacional e prudencial, em linha com as boas práticas do sector e com as orientações do banco central, assegurando uma “gestão responsável, sustentável e alinhada com a evolução do mercado”.

De acordo com o banco, a decisão baseou-se em critérios técnicos e objectivos definidos no Plano de Recapitalização e Reestruturação, com destaque para a rentabilidade operacional dos balcões, o volume de depósitos captados e a proximidade a outras unidades e alternativas de atendimento.

No que respeita às dispensas, o Banco Sol garante estar a cumprir integralmente a Lei Geral do Trabalho, assegurando o pagamento das indemnizações legalmente previstas, bem como a remuneração correspondente ao período de aviso prévio, garantindo um processo conduzido com responsabilidade social, transparência e respeito pelos direitos dos trabalhadores.

Aprovado no ano passado, o PRR visa o redimensionamento das agências e unidades de estruturas centrais, a optimização do quadro de pessoal, com a previsão de redução de cerca de 30% do número de colaboradores, para além da dinamização da captação de novos depósitos e retenção da base actual de clientes. 

Constam igualmente da estratégia de recuperação do banco a venda de activos imobiliários não afectos à actividade core, a recuperação activa de crédito malparado, a dinamização do negócio de seguros e o aumento do capital social, exclusivamente através de novos aportes dos accionistas.

No global, o Plano de Recapitalização e Reestruturação, conclui a instituição financeira, destina-se a melhorar a rentabilidade e eficiência operacional, garantir a sustentabilidade do banco a longo prazo e assegurar o cumprimento dos rácios prudenciais exigidos pelo regulador.