Das 18 províncias do País, Cunene e Namibe concentram o maior número de ocorrências de casos da tracoma, uma das 16 Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) identificadas em Angola. Os dados constam de um mapeamento feito pelo Ministério da Saúde de Angola (MINSA) às duas províncias, revelou à Economia & Mercado uma fonte bem posicionada na liderança do Programa de combate à referida endemia.
Segundo a fonte citada, as duas províncias incorrem ao risco de registaram exponencial diminuição das suas populações activas, muito por causa da tracoma, doença inflamatória ocular crónica tida com a principal causadora e cegueira infecciosa.
Dados revelados em exclusivo à E&M dão conta de que num universo de 11 municípios, a contar os seis da província do Cunene e cinco de Namibe, 10 são endémicos, diagnosticados com tracoma.
Ou seja, no Namibe, de acordo com a fonte que citamos, os cinco municípios que compõem a província são endémicos. Já o Cunene, que não apresenta gráfico muito diferente, a pesquisa realizada atesta que, no global, cinco dos seis municípios foram, também, diagnosticados com tracoma.
Aliás, actual quadro da patologia leva as autoridades a advinharem que Angola venha a ser uma reserva das doenças tropicais. Dito de outro modo, uma estrutura apropriada para realizar estudos sobre doenças tropicais, tendo em conta, em princípio, o número de patologias que há muito prevalecem no país e, também, pelo resultado dos estudos feitos nas províncias do Cunene e Namibe.
Pesquisas feitas pela E&M revelam que a tracoma ocorre, noralmente, em áreas de maior concentração de pobreza, deficientes condições de saneamento básico e acesso à água.
De forma genérica, o estágio das Doenças Tropicais Negligenciadas no país atingiu níveis alarmantes, pois, há muito que continua com registo de 16 das alegedas 20 patologias existentes, traduzindo-se numa prevalência de cerca de 80% da enfermidade em território nacional, calculou a Economia & Mercado.
Para reverter o quadro, fonte da E&M apela maior atenção dos dirigentes com a imersão da doença, sugerindo, no entanto, criação de pacotes financeiros que permitam maior assistência aos casos diagnosticados.
Do raio-x feito a 11 municípios, 10 foram diagnosticados com tracoma, doença tropical negligenciada tida como principal causa da cegueira.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)












