Segundo o programa da visita apresentado pelo porta-voz da Presidência, Luís Fernando, o Presidente da República reúne, esta terça-feira, com o Governo da província, na presença de membros do Executivo. Durante o encontro, tal como no formato das visitas a outras províncias, o governador local, José Carvalho da Rocha vai apresentar um memorando sobre a situação social e económica da província.
Ainda hoje, o estadista angolano recebe, em audiências separadas, várias entidades da sociedade civil.
Para o dia seguinte, quarta-feira, João Lourenço visita o Centro Tecnológico da Juventude, instituição criada para dar suporte aos jovens no domínio digital.
Na antevisão da visita do Presidente da República, o governador da província, José Carvalho da Rocha, apresentou aos jornalistas, entre as principais preocupações a apresentar ao Titular do Poder Executivo a necessidade do aumento da electrificação da província.
José Carvalho da Rocha espera que o Presidente autorize a alocação de recursos financeiros para a extensão da rede eléctrica proveniente do aproveitamento hidroeléctrico de Capanda aos restantes 13 municípios.
Neste momento, apenas os municípios do Uíge, Negage e Maquela do Zombo beneficiam da energia de Capanda, quando existe capacidade para a cobertura da província. "O nosso desafio é continuarmos a aumentar o grau de electrificação da província. Sabe-se que apenas três municípios possuem energia eléctrica convencional e os restantes municípios ainda são suportados por grupos geradores, enquanto o município de Sanza Pombo possui uma solução híbrida entre um grupo gerador e fontes fotovoltaicas”, disse.

%20-%20BAI%20Site%20Agosto%20%20(1).png)













.jpg)